Moção de pesar

Por Renato Salles

O falecimento do Juracy Neves, aos 88 anos, provocou comoção em vários segmentos da sociedade de Juiz de Fora. O clima de consternação foi geral, e diversas figuras políticas manifestaram seu pesar e reconhecimento da importância do empresário para Juiz de Fora. Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicação, o vereador Marlon Siqueira (Progressista) deu entrada em uma nota de pesar na Câmara Municipal em referência à fatalidade. “Juiz de Fora sente hoje a dor de perder um dos seus maiores empreendedores e símbolos de amor à cidade. Como os grandes juiz-foranos da história, Juracy foi pioneiro, um exemplo de alguém que veio de outra cidade e fez daqui o seu lar. A perda física de Juracy não significa de maneira nenhuma esquecimento. Ele será lembrado por gerações a fio, como uma pessoa que trabalhou firmemente pelo bem da cidade em muitas áreas. É um dia triste para todos nós”, afirmou.

Cidadão honorário e comenda

Juracy Neves já havia sido agraciado pela Câmara Municipal de Juiz de Fora em vida. Ainda em 1980, ele foi homenageado com o título de cidadão honorário da cidade. No ano de 2000, durante a gestão do ex-prefeito Tarcísio Delgado, foi homenageado com a maior honraria da cidade, a Comenda Henrique Halfeld.

Reverências

Políticos locais fizeram manifestações diversas de consternação pelo falecimento de Juracy nesta terça-feira. “O Juracy tem um papel de extrema importância na história da cidade”, pontuou Noraldino Júnior (PSC). Sheila Oliveira (PSL) reforçou o coro. “Hoje a cidade perde um homem à frente do seu tempo.”

Experiências pessoais

Já o deputado estadual Roberto Cupolillo (Betão, PT) lembrou que foi aluno do empresário na Faculdade de Geografia. “O Grupo Solar de Comunicação sempre acompanhou as lutas diárias do povo trabalhador de Juiz de Fora. Esse foi o grande legado que ele deixa para a classe trabalhadora.” Ex-deputado, Paulo Delgado também teve aulas com Juracy. “O editorial, colocado em primeira página da Tribuna de Minas como deputado Constituinte nos anos 1980, é para mim tão consagrador como a conquista das urnas”, rememorou.

Incentivador

Da mesma forma, o ex-presidente da Câmara Municipal, o vereador Rodrigo Mattos (Cidadania), agradeceu Juracy o incentivo no início de sua vida pública e profissional. “Comecei minha vida profissional como estagiário na Esdeva. O dr. Juracy sempre foi um grande incentivador para que eu fosse candidato a vereador e iniciasse na vida pública. Ele era um grande incentivador da renovação política na cidade e do progresso de Juiz de Fora.”

Renato Salles

Renato Salles

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também