Painel 22-07-16

Por Paulo Cesar Magella

De volta ao começo

Se havia alguma dúvida sobre o papel que o PSDB irá desempenhar nas eleições deste ano, elas foram tiradas na noite de quarta-feira, quando o partido fez sua convenção na Câmara Municipal com a presença do candidato do PMDB, Bruno Siqueira. Num emocionado discurso, o ex-prefeito Custódio Mattos fez questão de lembrar que as duas legendas têm uma história comum, que em Juiz de Fora começou a se dividir em 1988, quando os tucanos pregavam a candidatura do advogado Reginaldo Arcuri, mas não obtiveram o apoio do PMDB de Tarcísio Delgado, na ocasião, cumprindo o seu primeiro mandato de prefeito. Sem fazer críticas a quem quer que seja, Custódio lembrou que, na ocasião, a divisão deu margem para projetos populistas e que o PSDB não quer ver essa história se repetindo. Trata-se de uma volta ao começo, garantindo o apoio unânime à candidatura do PMDB. Os tucanos só não apresentaram ainda o seu vice, o que deve ser feito na reta final das convenções.

 

Como Itamar

Convidado de honra dos tucanos, o prefeito Bruno Siqueira foi pela mesma trilha, acentuando que o PSDB sempre teve um papel de protagonista na história do país. Seu principal enfoque foi o ex-presidente Itamar Franco, sua referência política, que fez as principais ações de seu governo em parceria com os tucanos. Citou não apenas o Plano Real mas também investimentos para Juiz de Fora, como a construção do Acesso Norte e do viaduto sobre a linha férrea no prolongamento da avenida que hoje leva o seu nome. O PMDB espera reciprocidade da visita na sua convenção, prevista para o dia 30.

 

Voto em Nazareth

E é por conta dessa visita de reciprocidade que o deputado Marcus Pestana defendeu que o PSDB defina o seu vice ainda na semana que vem, a fim de apresentá-lo na convenção do PMDB. Na noite de quarta-feira mesmo, ele disse ao presidente do diretório municipal, Rodrigo Barbosa, e também ao prefeito Bruno Siqueira, que é hora de definir e defendeu a indicação do coronel da reserva Ronaldo Nazareth. Segundo Pestana, trata-se de uma liderança com experiência de gestão e conhecedora de temas relevantes, como a segurança, embora não seja de competência primária do município, que pode, no entanto, coordenar ações.

 

Acordo à vista

As negociações em outras legendas continuam em curso, mas é cada vez mais sólida a possibilidade de o PR caminhar mesmo com o PCdoB. O deputado Márcio Santiago, a despeito de conversar com vários interlocutores, está propenso a conduzir sua legenda para a candidatura de Wadson Ribeiro. Ele se avistou, quarta-feira, com o vice-governador de Minas, Antônio Andrade, presidente do diretório estadual do PMDB, e o presidente da Assembleia, Adalclever Lopes, também do comando peemedebista, mas saiu sem promessa. À noite, Santiago também teve contato com dirigentes do PSD do deputado Lafayette Andrada.

Guilherme Arêas

Guilherme Arêas

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também