A despeito de ter mais espaço na atual gestão, a instância política continua com um olhar crítico em relação ao Governo Lula. Pesquisa Genial/Quaest foi realizada nos gabinetes de Brasília e constatatou que há uma tendência de piora na avaliação do atual mandato. Se em agosto de 2023 essa postura era de 33% dos parlamentares, em maio de 2024 ela chega a 42%. A maioria também considera que o Brasil está indo na direção errada. Se antes 42% tinham essa leitura, agora são 52%, o que, para o cientista político Felipe Nunes, é uma mudança significativa.
Pesquisa Genial/Quaest revela que maior mudança ocorreu entre seguidores de Arthur Lira
A pesquisa também constatou que a mudança de percepção aconteceu principalmente entre os deputados que se auto classificam como independentes – um grupo majoritariamente alinhado com o presidente da Câmara, Arthur Lira. Eles são 26% do plenário. Outra constatação foi de que a maior parte dos deputados (43%) consideram negativa a relação entre o Governo e o Congresso. 33% acham que é regular e apenas 22% entendem ser positiva.
Padilha lidera preferência dos deputados, mesmo sendo adversário de Lira
Os pesquisadores acharam curioso o fato de a grande maioria dos deputados reconhecer já ter sido recebida por ministros do Governo Lula. Entre os governistas, são 90%, mas 50% dos deputados de oposição também já visitaram os gabinetes ministeriais. E mais, a maioria reconhece ter seus pleitos atendidos. Mas quando foram questionados da razão, então, de criticaram o governo destacam a falta de interlocutor qualificado. Paradoxalmente, o ministro Alexandre Padilha, visto como inimigo pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, foi o que mais falou com os parlamentares.