Painel 20-05-16

Por Paulo Cesar Magella

Outra opção

O juiz aposentado José Armando da Silveira será o primeiro secretário de Segurança Urbana de Juiz de Fora, cuja pasta, recém-aprovada pela Câmara Municipal, deverá ser sancionada pelo prefeito Bruno Siqueira no dia 31. O martelo foi batido ontem, quando o prefeito recebeu em seu gabinete o deputado Isauro Calais e José Armando. Ele aceitou o convite e, por conta disso, abriu mão da disputa de uma vaga na Câmara Municipal. Titular da Vara do Tribunal do Júri por vários anos, ele, ao se aposentar, filiou-se ao PTB pensando ser vereador. Como secretário, adiou seu plano. Ontem mesmo, foi conhecer o 10º andar do prédio da Prefeitura, que deverá dividir com a Secretaria de Desenvolvimento. O local só agora foi adquirido definitivamente pelo município. José Armando ficará responsável pela Defesa Civil e pela Guarda Municipal.

Olho no olho
Na audiência de ontem do Conselho de Ética, na qual fez sua própria defesa, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) teve o momento mais tenso quando se defrontou com o deputado Júlio Delgado (PSB-MG). Desafetos desde a eleição para a Mesa Diretora, quando se enfrentaram, os dois parlamentares mediram forças, mas mantiveram o nível. O ponto fora da curva veio do deputado André Fufuca (PP-MA), que desconheceu o regimento interno e partiu para ofensas pessoais contra Júlio, chamando-o, inclusive, de canalha. Escolado, o deputado mineiro não caiu na armadilha e, na mesma sessão, pediu que a Corregedoria avaliasse o caso.

Pela Cultura
Vice-líder da Comissão de Cultura da Câmara Federal, a deputada Margarida Salomão teve aprovado pedido de audiência pública para debater a decisão do Governo de extinguir o Ministério da Cultura. A reunião está marcada para o dia 24. “Outra medida que apresentei é a emenda para suprimir o artigo da MP 726 que extingue o Ministério”, destacou. Na sua argumentação, a parlamentar observa que a repercussão do ato já ultrapassou as fronteiras, sendo pauta também da imprensa internacional. Ela lembra, ainda, a resistência de diversos setores ao processo que classifica de arbitrário.

Comenda Halfeld
Já está definida lista dos agraciados com a Comenda Halfeld, a ser entregue no dia 24, às 19h30, em evento na Estação São Pedro. Serão homenageados o presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes; Antônio Eustáquio Andrade Ferreira; Arnaldo Macedo Vilela de Andrade; Benedito Batista; Bruno Souza Savino; Centro Cultural e Artístico Crescendo com Música; Centro de Estudos Teatrais – Grupo Divulgação; Cristino Domingos Ribeiro; Fábrica de Doces Brasil; Fernando Antônio Fagundes Reis; Francisco Ivens de Sá Dias Branco; Gilmara Delmonte; Guilherme Fabiano Julien de Rezende; Ibrahim El-Khouri; James Ferreira Santos; José Josino Andrade de Aragão; José Horácio Halfeld Rezende; Luiz Gustavo de Sá; Marcelo Guedes Barra; Marcos Freitas Neves; Maria Elisa de Souza; Martha Halfeld de Mendonça Schmidt; Nilo Eduardo Lawall; Paulo do Carmo Martins; Pierre Maurício Cantarino; Régis José de Oliveira; Rogério Adum Araújo e Vanda Arantes do Vale.

Gabriela Gervason

Gabriela Gervason

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também