Mercado desaprova o Governo e culpa o presidente Lula, diz Genial/Quaest

Pesquisa Genial/Quaest foi realizada com os mais importantes agentes financeiros do país

Por Paulo Cesar Magella

O Mercado, ou Faria Lima, continua de mau-humor na relação com o Governo. É o que constata a nova pesquisa Genial/Quaest realizada com os mais importantes agentes financeiros do país. Depois de recuperar popularidade entre os agentes do mercado em meados de 2023, o governo Lula voltou a obter um alto índice de avaliação negativa entre os agentes do mercado: 88% avaliam o governo como ruim ou péssimo, contra apenas 4% que avaliam como ótimo ou bom.

A percepção é que a política econômica está na direção errada

De acordo com o cientista político Felipe Nunes, diretor da Quaest, a explicação para essa avaliação tão negativa do governo está na percepção generalizada no mercado que a política econômica do país está indo na direção errada: apenas 7% defendem a política econômica atual. Chama a atenção a responsabilização: a ‘culpa’ recai sobre Lula, porque é ele que, na opinião dos agentes do mercado, é o principal responsável pela direção da política econômica do país. Enquanto 92% apontam Lula como o responsável, apenas 5% acreditam ser Haddad o vilão.

Só presidente do BC tem avaliação positiva

Mesmo com a responsabilidade sendo imputada ao presidente, o ministro também é visto com reservas. Ele mantinha avaliação majoritariamente positiva desde julho de 2023, mas viu sua popularidade ruir entre os agentes do mercado: a avaliação negativa do Haddad saiu de 24% para 58% entre dezembro de 2024 e março de 2025. Só o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, ainda nos primeiros meses de gestão, está bem avaliado. Para apenas 8% do mercado sua atuação é negativa até aqui. A maior parte (45%) avaliam a sua atuação como positiva.

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins.E-mail: paulocesar@tribunademinas.com.br pc.magela@hotmail.com

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

X
noscript