Números em Minas

Por Paulo Cesar Magella

Números de Minas

Se as eleições fossem hoje, elas poderiam terminar no primeiro turno na disputa pelo Governo de Minas. É o que diz pesquisa do DataTempo/CP2, realizada entre os dias 10 e 13 de setembro e divulgada nessa segunda-feira pelo jornal “O Tempo”. O candidato do PSDB, Antonio Anastasia, tem 30,6% das intenções de votos, enquanto seu principal adversário, o governador Fernando Pimentel, tem 18%. A pesquisa tem margem de erro de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos. À noite, foi a vez de o Ibope apresentar seus números. A polarização continua a mesma: Anastasia tem 33% das intenções de votos contra 22% de Pimentel.

Demais candidatos

O terceiro lugar da pesquisa é ocupado por Romeu Zema (Novo), que subiu 3,1 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior. Ele tem, agora, 5,6% das intenções de voto e está tecnicamente empatado com o emedebista Adalclever Lopes, que registrou 2,2%. O candidato do MDB passou a encabeçar a chapa após a desistência de Marcio Lacerda (PSB). João Batista Mares Guia (Rede) tem 1,6%, e Dirlene Marques (PSOL) é a preferida de 0,8% dos entrevistados. A soma de todos os candidatos, fora Anastasia, é de 29,6%, o que lhe daria a vitória na primeira rodada, por ter 30,6% dos votos.

Governo e Senado

Pelo Ibope, Zema está com 7% das intenções de votos, enquanto Adalclever tem 3%, seguido de Mares Guia, com 2%. Os demais candidatos, Alexandre Flach (PCO), Claudiney Dulim (Podemos), Dirlene Marques (PSOL) e Jordano Carvalho (Metalúrgico), têm 1%. O número de brancos e nulos continua alto, 18%, e o de indecisos chega a 12%. Na briga pelo Senado, a vantagem continua sendo da petista Dilma Rousseff, com 28%, seguida de Carlos Vianna (PHS), 15%; Dinis Pinheiro (SD), com 9%, e Rodrigo Pacheco (DEM), com 8%.

Visita a JF

Juiz de Fora continua na agenda dos candidatos. Nessa segunda-feira, quem esteve na cidade foi Jordano Carvalho, que disputará o Governo pelo PSTU. Ele fez panfletagens pela manhã e no início da noite em vários pontos da cidade. Já nesta terça-feira, quem retorna a Juiz de Fora é a candidata do PSOL, Dirlene Marques, professora aposentada da UFMG, que irá participar de evento em que irá interagir com a plateia, na sede do Sindicato dos Bancários, à Rua Batista de Oliveira 745, Centro, a partir das 19h.

Dilma é mantida

Correndo contra o tempo para liberar a inseminação das urnas eletrônicas com o nome dos candidatos aos postos eletivos de outubro – o prazo termina no dia 20 -, o Tribunal Regional Eleitoral acelerou a pauta. Na sessão dessa segunda-feira, rejeitou, por um placar de quatro a três, os pedidos de impugnação da candidatura ao Senado da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Também, na mesma sessão, considerou improcedentes os embargos contra a candidatura a deputado federal pelo PSL do vereador Charlles Evangelista. É provável que os casos dos vereadores Sheila Oliveira e Rodrigo Mattos também sejam decididos nas próximas horas.

 

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins. E-mail: [email protected] [email protected]

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também