Painel 18-07-2016

Por Paulo Cesar Magella

Tudo ou nada

A próxima rodada do Ibope deve ocorrer somente no dia 29, quando os candidatos fazem os últimos debates – como o da CBN/Tribuna – e também prazo de encerramento da campanha no rádio e na televisão. Faltando apenas três dias para as eleições, o levantamento servirá para atestar a performance dos candidatos durante os 45 dias de campanha e como chegarão às urnas do domingo, dia 2 de outubro. Esta semana, diante dos números de sexta-feira, a luta, agora, é para consolidar posições ou reverter o atual quadro. Como só dois vão para o segundo turno, será um período de tudo ou nada entre os que se encontram em terceiro e quarto lugares, pois ainda acreditam que poderão ser finalistas.

Etapa final

Os candidatos Wilson da Rezato (PSB), na terça-feira, e Bruno Siqueira (PMDB), na quinta-feira, fecham a série de entrevistas que a Tribuna e a Rádio CBN estão realizando com os candidatos a prefeito. Entre 10h30 e 11h30, eles estão sendo instados a apresentar seus programas e as formas de execução de projetos que pretendem implementar no município numa eventual eleição. No dia 29, como já foi acordado com as coordenações de campanha, os sete se enfrentam num debate previsto para ocorrer entre 10h e 12h, no Independência Trade Center, com acompanhamento das redes sociais.

Novo encontro

Os candidatos têm se encontrado em diversos eventos programados por entidades representativas e estabelecimentos de ensino. Na quinta-feira, o debate ocorreu no Vianna Júnior. Já no dia 21, o embate será no Centro de Ensino Superior (CES), numa promoção dos cursos de jornalismo e publicidade e propaganda. Mediado pela professora e jornalista Gilze Bara, a partir de 19h, o evento tem como objetivo “apresentar as propostas dos concorrentes ao Executivo de forma democrática para toda a comunidade acadêmica, que envolve alunos, ex-alunos, professores e funcionários”, diz nota da instituição.

Registro voluntário

A Justiça Eleitoral está alertando que doadores e fornecedores de bens e serviços podem participar ativamente do processo de fiscalização do financiamento de campanha nas eleições. Por meio de formulário eletrônico disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), poderão informar as doações e os bens prestados a partidos e candidatos durante o pleito. O objetivo é confrontar as informações declaradas nas prestações de contas eleitorais com as prestadas pelos doadores e fornecedores. Para registrar a informação, doadores e fornecedores necessitam apenas efetuar um cadastro prévio no próprio site do TSE.

Juliana Netto

Juliana Netto

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também