Novas audiências
Três novas audiências públicas entraram na pauta da Câmara ainda para este mês. A primeira, em caráter de urgência, será amanhã, convocada pelo próprio presidente Rodrigo Mattos, para tratar da segurança dos taxistas. Ele tomou a decisão depois de um encontro com líderes da categoria, em seu gabinete, que protestam contra mais um assalto a taxista com requintes de violência. O profissional foi atacado a facadas e está no hospital. As outras duas audiências vão tratar de temas diversos. No dia 25,a pedido do vereador José Emanuel, será discutida Mensagem do Executivo sobre a destinação de recursos obtidos com a alienação de imóveis. No último dia do mês, a audiência será em torno do Relatório Resumido da Execução Orçamentária e do Relatório de Gestão Fiscal. Prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal, a reunião foi fruto de requerimento do secretário de Governo, José Sóter Figueirôa.
Diretrizes
Chegou ontem à Assembleia Legislativa mensagem do governador Fernando Pimentel dispondo sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2017. O documento estima redução pela metade do déficit público e crescimento da receita em 6,74% em relação a este ano. O texto já era do conhecimento do presidente da Assembleia, Adalclever Lopes, que recebeu a cópia original na última segunda-feira das mãos do secretário de Planejamento, Helvécio Magalhães. Na ocasião, ele destacou a redução em torno de R$ 4 bilhões do déficit em 2017, o que significa cerca de 50% em relação ao do atual exercício, previsto em R$ 8,9 bilhões.
Fopemimpe
Juiz de Fora será sede, hoje, do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas, promovido pelo Governo do estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Entre os principais temas nos últimos encontros estão ações para simplificar a formalização de empresas, obtenção de crédito e o acesso às novas tecnologias. A programação, que envolverá representantes de Juiz de Fora, Astolfo Dutra, Bicas,Carangola, Cataguases, Espera Feliz,Goianá, Leopoldina, Maripá de Minas, Muriaé e Ubá, vai ocorrer às 14h, na Câmara dos Dirigentes Lojistas. Será dado posse aos novos membros e definição da secretaria regional.
Demanda regional
O deputado Antônio Jorge Marques (PPS) saiu otimista do encontro com o secretário estadual de Turismo, Ricardo Faria, com quem discutiu uma agenda ampla que envolve desde a restauração do Museu Mariano Procópio e do Museu de Cabangu, em Santos Dumont, à melhoria da infraestrutura do Parque Estadual de Ibitipoca e a otimização do Expominas. No caso do Centro de Convenções, o deputado disse que não é a primeira vez que trata do assunto. Em agosto do ano passado, a seu pedido, a Comissão de Indústria e Comércio realizou uma audiência pública em Juiz de Fora com esse objetivo. O secretário garantiu empenho e até confirmou visita ao Parque e a Juiz de Fora no dia 4 de junho.