Fora do páreo
Depois de uma longa conversa com o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, e de ter comunicado sua decisão a algumas lideranças mais próximas, o advogado Vítor Valverde anunciou hoje à tarde que não irá disputar a Prefeitura de Juiz de Fora no pleito de outubro. Segundo ele, o prefeito ponderou que precisa de sua participação na resolução de problemas prioritários da prefeitura, como o enxugamento da máquina e restabelecimento das metas do Executivo. Além disso, quer sua presença na articulação do processo sucessório. Até agora, o PSB do prefeito ainda não definiu sua postura. Vítor também já entraria em campo, depois do pleito, na elaboração do projeto de 2018. Márcio é um dos nomes mais cotados para disputar o Governo de Minas contando – dependendo dos atuais entendimentos – com o apoio até do PSDB. Vítor sinalizou, porém, que está apenas adiando planos, pois disputar a Prefeitura ainda está em seu projeto, o que pode ocorrer em 2020.
Articulando
Um dos interlocutores que tomaram conhecimento da desistência em primeira mão foi o ex-prefeito Custódio Mattos, pois a decisão reabre no meio tucano a discussão sobre como o partido irá se comportar nas eleições municipais. Antes, havia a possibilidade de o PSDB apoiar Valverde. Um destacado assessor disse algumas reuniões, já para este fim de semana, estão programadas, adiantando que o partido tem opções próprias ou de entendimento com outras legendas, desde que faça parte da chapa majoritária. Segundo ele, não haverá açodamento, pois, a despeito do tempo, acredita que ainda há prazo para consolidar uma posição definitiva nesse ciclo de articulações.






