Margarida anuncia novo secretariado e diz que a meta é fazer uma gestão melhor do que a atual

Novo secretariado mescla novos participantes, troca de titulares e três novas secretarias

Por Paulo Cesar Magella

Acabou o mistério. Em entrevista coletiva nesta terça-feira, a prefeita Margarida Salomão, ladeada pelo futuro vice, Marcelo Detoni, e o presidente da Câmara, José Márcio Garotinho, tendo também à mesa a secretária de Governo, Cidinha Louzada, e do chefe de Gabinete, Ronaldo Pinto Jr., anunciou o novo secretariado, que vai inaugurar com ela o segundo mandato, a partir de 1º de janeiro de 2025. O desafio é fazer um Governo melhor, pois o sarrafo subiu, destacou a prefeita. Ela garantiu que as prioridades são as mesmas que prometeu em campanha e anunciou recursos do PAC, da ordem de R$ 500 milhões – não é empréstimo – que serão empregados em projetos da cidade.

Aliados contemplados na formação da nova equipe

Margarida admitiu a participação de partidos na discussão da nova equipe e anunciou o ex-prefeito de Santos Dumont, Bebeto Faria, irmão do deputado Luiz Fernando Faria, como subsecretário de Desenvolvimento, para atuar com o titular Ignácio Delgado, especialmente nas ações que envolvam os municípios da região. Bebeto também tem respaldo do vice, Marcelo Detoni. Os partidos da base da campanha, com exceção do PSOL, serão contemplados com postos no novo Governo, uma vez que, definido o secretariado, será montado também o segundo escalão.

Comprometimento do vice com as metas de Margarida

Terminado o anúncio, Margarida passou a palavra para o vice eleito. Detoni reafirmou o “comprometimento absoluto com as demandas do Governo Margarida, que vai aproveitar sua experiência como empresário e de liderança para fazer a interlocução com o setor. Garotinho, por sua vez, lembrou o papel do Legislativo na discussão dos destinos da cidade. Ele foi eleito pelo PDT, partido que também fez parte da base da Margarida na campanha.

Rodizio de secretários para ampliar as ações da Prefeitura

Vários secretários mudaram de pastas, como Cidinha Louzada, que deixa a secretaria de Governo para assumir a Pasta de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular. O titular da Comunicação, Márcio Guerra, que vai comandar a Secretaria de Bem-Estar Animal, será substituído na pasta pelo jornalista Giliard Tenório. Outras trocas de postos ocorreram na Secretaria de Obras, com seu titular, Lincoln Santos, indo para a Cesama; Fernando Tadeu, que deixa a Mobilidade Urbana, para liderar a Segurança Pública e Cidadania. Para seu lugar vai Richard Tavares, atual presidente da Empav. Rogério Freitas, será o titular da Funalfa, enquanto a atual dirigente da Fundação, Giane Elisa Almeida, assumirá a Secretaria Especial da Igualdade Racial. A lista completa está no Painel digital.

Secretaria de Mulheres vai cuidar também da Casa da Mulher Brasileira

A terceira secretaria criada para o próximo mandato é a Secretaria Especial das Mulheres. Ela será comandada pela técnica em contabilidade, mas com vinte anos de trabalho social, Lourdes Carmo Militão. Ela é casada com o vereador Nilton Militão. Ela será responsável, também, pelo gerenciamento da Casa da Mulher Brasileira, a ser construída com recursos federais ao lado do futuro Fórum de Justiça.

Novo secretariado

Aline Junqueira – Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas

Ana Luísa Guimarães – Secretaria de Saúde

Biel Rocha – Secretaria Especial de Direitos Humanos

Bruna Ferreira da Rocha – Secretaria de Obras

Cidinha Louzada – Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular

Davi Riani – JFPREV

Diego Resende Ribeiro Pessoa – Controladoria Geral do Município

Eduardo Crochet – Secretaria de Turismo

Fabíola Paulino – Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Fernanda Finotti – Secretaria da Fazenda

Franciane Pavão – Demlurb

Giane Elisa Almeida – Secretaria Especial da Igualdade Racial

Giliardi Tenório – Secretaria de Comunicação Pública

Ignácio Delgado – Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade

Lincoln Santos Lima – Cesama

Lourdes Carmo F. Militão – Secretaria Especial das Mulheres

Luana David G. Ferreira – Secretaria de Licitações e Gestão de Contratos

Malu Salim – Secretaria de Assistência Social

Marcelo Matta – Secretaria de Esporte e Lazer

Márcio Guerra – Secretaria do Bem-Estar Animal

Marcus Motta – Procuradoria-Geral do Município

Matheus Jacometti – Secretaria de Recursos Humanos

Mirellly Cardoso – Empav

Nádia Ribas – Secretaria de Educação

Raphael Rodrigues – Emcasa

Richard Tavares – Secretaria de Mobilidade Urbana

Rogério Freitas – Funalfa

Ronaldo Pinto Júnior – Secretaria de Governo

Tadeu Davi – Secretaria de Segurança Pública e Cidadania

 

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins.E-mail: [email protected] [email protected]

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também