NOME PRÓPRIO
O PMDB tem planos de lançar candidatura própria em cerca de três mil municípios. O presidente do diretório nacional, Valdir Raupp, enviou correspondência a todos os diretórios estaduais cobrando o número de filiados, a fim de definir a estratégia da legenda. Em Minas já se sabe que o partido está aberto ao diálogo, mas pretende, pelo menos nas 50 maiores cidades, lançar candidatura própria, inclusive em Belo Horizonte, onde abriu conversações com uma parcela do Partido dos Trabalhadores. Juiz de Fora está entre as cidades com projeto de candidatura própria, como já definiu até mesmo a Executiva estadual. A decisão do nome, no entanto, só vai ocorrer no ano que vem. O ex-prefeito Tarcísio Delgado, mesmo dizendo que não tem mais a pretensão de disputar, continua na lista dos possíveis candidatos, porque em outras ocasiões ele já deixou para última hora a sua definição. Em não sendo, o deputado Bruno Siqueira é o nome natural para disputa, salvo se houver mudanças de orientação e o partido partir para algum tipo de composição em que abra mão da cabeça de chapa. Essa hipótese, porém, é bastante improvável num primeiro turno.
Do jaleco
Com dois vereadores da área da saúde – o médico José Tarcísio e o dentista Luiz Carlos -, o PTC quer ampliar sua representatividade junto ao setor. Pelas mãos do secretário de Estado de Defesa Social, ingressam no partido com disposição para entrar no páreo em 2012 os médicos Arise Garcia de Siqueira Galil, Gislaine Sanglard da Silva, Clei Elias Coura da Cruz, Telmo Justo, Júlio Morais, Fabiano Argeu e Luis Arthur Lignani. Do grupo, pelo menos dois têm tradição política. Júlio Morais é sobrinho da ex-vereadora Maria Luiza Morais, e Luiz Arthur é primo do deputado Bruno Siqueira (PMDB).
Ex-vereadores
Além dos possíveis candidatos médicos, o PTC vai lançar os ex-vereadores Eduardo Novy, Aparecido de Jesus (Cidão dos Esportes) e Luiz Coelho (Pardal). A delegada Sônia Parma e a líder comunitária Sueli Gervásio também ingressaram na legenda de olho em uma cadeira na Câmara Municipal. A expectativa é de que o PTC consiga emplacar três vereadores. Atualmente, PT e PMDB, ambos com três parlamentares cada, formam as maiores bancadas do Legislativo de Juiz de Fora.
Pela segurança
A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra promove, durante toda a semana, uma série de discussões em torno do Estado Brasileiro e a Defesa Nacional, abordando a Transformação nos Centros de Poder. Brics e Emergentes; Emprego do Poder Naval na Defesa da Amazônia Azul; Enfrentamento do Narcotráfico, como ameaça à segurança; Guerra Cibernética; Intervenções militares do século XXI; América do Sul, conflitos latentes e ameaças exógenas; e Ação do Ministério da Defesa, a nova ordem mundial após a queda do muro de Berlim.
Amorim volta
A última palestra será proferida pelo ministro da Defesa Celso Amorim. Na última visita à cidade, há cerca de dois meses, ele veio convidado pela OAB e Universidade Federal, mas ainda não ocupava a vaga deixada pelo ex-ministro Nelson Jobim. Todos os eventos vão ocorrer no auditório do Banco do Brasil, na Rua Halfeld, entre 20h e 22h30. Os demais oradores, a partir de amanhã, são embaixador Marcos Henrique Camilo Côrtes, almirante Álvaro Dias Monteiro, professor Ricardo Vélez Rodrigues, professor Antônio Castanheiras, professor Carlos Bastos e professor Alberto Heck.