Mais uma
O Ibope deverá fazer mais uma rodada de pesquisa em Juiz de Fora, para ser divulgada, provavelmente, no dia 28, véspera do pleito de segundo turno. Nesta etapa, já será possível capturar o efeito da propaganda de rádio e televisão, prevista para terminar no dia 27. Os programas, nesta fase, têm duração bem mais longa do que no primeiro turno. São dois blocos de 20 minutos – dez para cada um – pela manhã e início da tarde, no rádio, e no início da tarde e à noite, na televisão. Os comitês têm trabalhado duro para preencher tais espaços, por conta, também, das inserções para cada um ao curso das programações. Programas de tamanha duração têm, além disso, custo bem elevado.
Compromisso
Os movimentos sociais encontraram uma nova forma de serem ouvidos pelos políticos, especialmente em tempos de campanha. Elaboram documentos com suas demandas e pedem a adesão dos candidatos. Na semana que vem, provavelmente, os candidatos Bruno Siqueira (PMDB) e Margarida Salomão (PT) irão assinar termo de compromisso com os movimentos em torno da terceira idade, como já havia sido feito no primeiro turno, em ato previsto para a sede do Legislativo Municipal.
Intolerância
No dia 17, também na Câmara Municipal, eles também vão receber uma “carta compromisso contra a intolerância religiosa”. O documento é uma iniciativa da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), formada por candomblecistas, umbandistas, católicos, protestantes, judeus, muçulmanos, hare krishnas, seguidores da Fé Bahá’i do Santo Daime, wiccans, kardecistas, ciganos, budistas e agnósticos. O texto trata da articulação entre eleições e religião.
Curso de vereadores
A Assembleia Legislativa inicia, ainda este mês, um programa de capacitação em Poder Legislativo Municipal. Ele é destinado a vereadores em exercício e eleitos no dia 2 de outubro, atendendo também servidores municipais. O projeto é desenvolvido em uma parceria da Escola do Legislativo com o Centro de Apoio às Câmaras, devendo se estender até o final do primeiro semestre de 2017. Integra o programa um conjunto de atividades de formação e atualização em conteúdos relativos ao mandato parlamentar e à atuação das equipes. O curso Câmara Municipal e o Processo Legislativo, com 200 vagas, é dirigido aos municípios mineiros e de Santa Catarina e estará com inscrições abertas de 18 a 25 de outubro.