Incerteza com candidatos compromete planos do PSB

Por Paulo Cesar Magella

Biruta de aeroporto
O deputado Júlio Delgado está preocupado com os rumos do PSB. Com a decisão do governador Paulo Câmara de apoiar a candidatura do ex-presidente Lula, mesmo sabendo dos empecilhos da Lei da Ficha Limpa, ele disse, que, nestas eleições, a legenda está parecendo biruta de aeroporto, isto é, sem rumo definido. O governador de Pernambuco contraria as articulações em torno da candidatura de Ciro Gomes, que tem forte apelo em Minas Gerais. No entendimento de Delgado, a saída mais provável é a liberação das bancadas para apoiarem quem atender melhor suas expectativas, e isso seria, no seu entendimento, o pior dos mundos. “Há quatro anos, nessa época, já tínhamos consolidada a candidatura do Eduardo (Campos). Agora, não temos a menor ideia do que vai acontecer.” O partido fará sua convenção no dia 5 de agosto, mas teria antes um encontro para tratar exclusivamente da disputa presidencial. Como foi cancelado, Júlio vê em tal fato mais um problema.

 

Reflexo em MG
A indefinição nacional acaba afetando a campanha do PSB em Minas, uma vez que o pré-candidato, Marcio Lacerda, também estava cotado para ser um eventual candidato a vice-presidente na chapa de Ciro Gomes. Como o acordo com o PDT subiu no telhado, o ex-prefeito de Belo Horizonte precisa se voltar integralmente para a campanha em Minas. Lacerda terá que gerenciar também possíveis coligações. Ele estaria conversando com o MDB, mas os deputados socialistas têm forte resistência a esse acordo. Segundo Delgado, o impasse acaba sendo vantajoso para o tucano Antonio Anastasia, que está em plena campanha sem problemas internos. Até o governador Fernando Pimentel está se recompondo.

 

Convocação
A Justiça Eleitoral vai inovar na convocação dos mesários que atuarão nas Eleições 2018. Em um projeto-piloto, parte das zonas eleitorais do Estado, a partir desta semana, estará entrando em contato com seus colaboradores por e-mail. Nesses locais, os mesários começaram a receber uma mensagem eletrônica, sem links e sem anexos, com a convocação. O eleitor convocado deve acessar o site do TRE e digitar o código de autenticação constante do e-mail recebido. Dessa forma, a convocação será validada. Outra forma de validação da convocação é o contato com o Disque-Eleitor (telefone 148).

 

Distritos
Os logradouros Caeté de Minas, Humaitá de Minas e Monte Verde de Minas vão ganhar o status de distrito para não conflitar com outros locais de nomes semelhantes. Mas a decisão tem sentido mais amplo. Desta forma, eles podem ser inseridos em programas de expansão elétrica promovidos pelo Governo de Minas. Uma comissão formada pela Câmara já vem discutindo o assunto há algum tempo. A mensagem do prefeito Antônio Almas com essa mudança foi lida na sessão de sexta-feira na sessão que fechava o período de julho.

 

 

 

 

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins. E-mail: [email protected] [email protected]

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também