Painel 14-10-2016

Por Paulo Cesar Magella

Migração dos votos

Os números divulgados ontem pelo Ibope servem de indicador, também, para definir o aproveitamento dos votos dos demais candidatos a prefeito e que não foram para o segundo turno. Bruno Siqueira, que na primeira rodada obteve 39,07% dos votos válidos, subiu para 68%, significando 28,93 pontos percentuais oriundos dos que ficaram fora da disputa final. Margarida Salomão, no primeiro turno, obteve 22,38% dos votos válidos e agora tem 32%, crescendo 9,62 pontos percentuais. O número de indecisos é baixo, de apenas 4%, enquanto 17% declararam que vão votar em branco ou anular no próximo dia 30. Na eleição do dia 2, com sete candidatos a prefeito, 4,85% votaram em branco, enquanto 11,08% anularam o voto. Esse percentual subiu nesta primeira amostragem do Ibope. Coincidentemente, em pesquisa feita entre os dias 3 e 5 de outubro, o Instituto Veritá também apresentou números semelhantes nos votos válidos para o segundo turno: 68% a 32%. Os dois levantamentos foram registrados na Justiça Eleitoral.

Com idosos

A Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso da Câmara Municipal irá promover um novo encontro com os candidatos. Desta vez, porém, de forma rápida e objetiva.  Como numa entrevista coletiva, Bruno Siqueira e Margarida Salomão falarão de seus projetos para a terceira idade, durante cerca de cinco minutos, e assinarão um termo de compromisso, cujos temas centrais são a situação das instituições de longa permanência, acessibilidade, atenção à saúde do idoso/Centro dia; regionalização do atendimento para este público, além de mobilidade urbana/transporte coletivo. A data provável é 25 de outubro, às 14h, mas ainda depende de confirmação.

Capivaras

De volta à Assembleia, o deputado Noraldino Júnior (PSC) teve aprovado seu requerimento para realização da audiências, visitas e debate público, entre outros temas, sobre o manejo populacional de capivaras nos centros urbanos, como forma de prevenção à febre maculosa. A morte de um menino de 10 anos, em Belo Horizonte, vítima da doença, após contato com carrapatos, trouxe à tona a discussão sobre o assunto. Como diz nota da Assembleia, “especialistas acreditam que o controle da população de roedores é uma alternativa eficaz para combater o carrapato”. Em Juiz de Fora, a maior incidência de capivaras ocorre às margens do Rio Paraibuna.

 

Cumprindo missão

Reeleito para mais um mandato à frente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Juiz de Fora, o empresário Heveraldo Lima de Castro disse que não postulava a reeleição, mas, como a classe achou que ele deveria continuar fazendo o seu trabalho por mais um mandato, irá se dedicar na realização de um “grande trabalho. Uma gestão ainda melhor, para tentar melhorar a vida e a situação econômica do nosso setor”. Durante a posse, o presidente da Federação das Indústrias Regional Zona da Mata, Francisco Campolina, anunciou a implantação de uma nova escola de panificação do Senai, prevista para ser inaugurada entre dezembro deste ano e janeiro de 2017.

Michele Meireles

Michele Meireles

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também