Bolsonaro sobe; Ciro e Haddad esquentam a briga pelo segundo lugar

Por Paulo Cesar Magella

Enquanto o candidato Fernando Haddad (PT) sai de 4% e chega a 13%, empatado com Ciro Gomes (PDT) com o mesmo percentual, a candidatura de Marina Silva (Rede) segue caminho inverso. De acordo com o Datafolha, divulgado nesta sexta-feira, ela despencou de 16% para 8% das intenções de voto. Os números, que indicam a corrida isolada de Jair Bolsonaro, agora com 26%, mostram que a briga será pelo segundo lugar. Os discursos, aliás, já caminham para esse viés, bastando acompanhar os pronunciamentos do próprio Ciro e do tucano Geraldo Alckmin, que saiu da casa dos dois dígitos e voltou para 9%, embora esteja tecnicamente empatado com seus adversários diretos. Haddad herda o prestígio de Lula e está em viés de alta.

Sob pressão

O autor do crime já está preso, e a arma, apreendida, mas a Polícia Federal ainda trabalha para apurar se Adelio Bispo é mesmo um lobo solitário ou se foi auxiliado por terceiros no ataque ao candidato à Presidência Jair Bolsonaro, há uma semana, aqui em Juiz de Fora. De acordo com os sites de notícias, entre eles o UOL, os agentes devem desmembrar as investigações para cumprirem os prazos de fechamento do inquérito. Como o acusado está preso, não dá para fazer o relatório em outubro. Com o desmembramento, a parte principal da autoria já estaria pronta, enquanto a possível participação de terceiros ficaria sob investigação. Para tanto, estão no caso agentes de Juiz de Fora, Belo Horizonte e Brasília, que analisam os celulares e o computador de Adelio, além de fotos e vídeos da passeata pela Rua Halfeld.

Tudo é possível

Em entrevista, na manhã de sexta-feira, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse que o inquérito está na fase final, mas não descartou a possibilidade de abertura de uma nova etapa. “Nós não descartamos nenhuma hipótese.” O ministro admitiu que, em princípio, trabalhou-se apenas com a hipótese de Adelio ter sido um lobo solitário, mas se mostrou aberto às investigações em torno dos fatos novos. Ele revelou, ainda, que o candidato Fernando Haddad, agora homologado como cabeça de chapa, pediu proteção à Polícia Federal.

Rota dos candidatos

Com o avanço da campanha, o colégio de Juiz de Fora e da região começa a despertar a atenção dos candidatos. Na semana que começa, a cidade receberá, no dia 19, o tucano Antonio Anastasia, que terá novo local para a recepção. Será no Fátima Buffet. Romeu Zema, do Novo, marcou sua visita para o dia 21. Já Jordano Carvalho, que disputa o Governo pelo PSTU, vem nesta segunda-feira, para panfletagem em vários pontos da cidade. Será recebido por sua vice, Victória Mello, que é de Juiz de Fora. Já a ex-presidente Dilma Rousseff, que já veio ao município para o lançamento da candidatura da deputada Margarida Salomão, estará acompanhada da parlamentar no seu périplo por Ubá e Viçosa, neste sábado.

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins. E-mail: [email protected] [email protected]

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também