OLHAR NO FUTURO
Um acordo para a Prefeitura de Belo Horizonte está fora de cogitação, já que as duas legendas estarão em trincheiras opostas, mas o senador Aécio Neves, do PSDB, trabalha um acordo com o PMDB já pensando nas eleições de 2014. Esta semana, lideranças tucanas e peemedebistas tiveram um encontro reservado, mas não foi fechado nenhum entendimento. O presidente do diretório estadual, Toninho Andrada e o deputado Leonardo Quintão, candidato a prefeito, participaram do evento, mas sabem que os tucanos, como ocorreu em 2008, estarão no palanque de Márcio Lacerda. A mobilização peemedebista ganhará corpo na próxima segunda-feira, quando toda a direção nacional estará em Belo Horizonte para acompanhar a filiação do senador Clésio Andrade ao partido. Tão logo ele assine, já começará a sair nos programas do partido que, desde segunda-feira, já estão no ar. Na região, o depoimento foi do deputado Bruno Siqueira, enquanto Quintão falou aos da capital.
Nova direção
Toma posse amanhã, para um mandato de três anos, a nova diretoria da Agenda de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região, tendo à frente o médico e empresário Jorge Montessi. O evento vai ocorrer na sede da Fiemg Regional, no Bairro Industrial, a partir das 19h30. O atual presidente, Luiz Geraldo Soranço, continuará fazendo parte da diretoria, agora como um dos vice-presidentes. O outro é o empresário Horácio Moreira Dias, ficando Luciano Galil e Gerson Occhi como secretários. Paulo Augusto Nepomuceno e Francisco de Assis Belgo cuidarão da tesouraria.
Código vetado
O prefeito Custódio Mattos vetou integralmente o projeto de autoria do vereador Isauro Calais (PMN), e aprovado pela Câmara, instituindo o Código de Posturas do Município. A proposição vetada estabelece que a divulgação de quaisquer publicidades, prevista em lei, em bancas de jornais, revistas e livros somente será tolerada no fundo externo das mesmas e com até duas peças publicitárias de um metro quadrado. Além de atender recomendação da Procuradoria, o prefeito também acatou observações da Secretaria de Atividades Urbanas. Ambos alegam inconstitucionalidade.
Homenagens
O ex-presidente Itamar Franco continua recebendo homenagens. Depois de ter seu nome paraninfando o Aeroporto Regional e o Centro de Exposições, a Assembleia Legislativa aprovou projeto do deputado Gustavo Valadares denominando Espaço Democrático Presidente Itamar Franco o 1º andar do Palácio Tiradentes, sede do Governo estadual na Cidade Administrativa Tancredo Neves. Em Juiz de Fora, Itamar também denomina a antiga Avenida Independência, por ele construída durante sua primeira gestão como prefeito.
Restauração
O superintendente da Funalfa, Toninho Dutra, explicou ontem que, em função da extensão e da complexidade das pautas analisadas na reunião do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural, o órgão só poderá se pronunciar após o fechamento das questões abordadas. Projetos que discutem preservação e restauração de relevantes patrimônios da cidade, como o Museu Mariano Procópio, a Praça da Estação, a Vila Iracema e o Cine Excelsior – sendo indicado para este, na ocasião, um relator que instruirá os processos – fizeram parte dos tópicos discutidos pelo Comppac.





