Deputado federal reeleito, José Silva (Solidariedade) pode ter seu futuro mandato questionado. Isso porque o Ministério Público Eleitoral acionou a Justiça Eleitoral contestando a eleição do parlamentar pelo suposto uso indevido da máquina pública a favor de sua candidatura. Para o MPE, Silva fez distribuição de patrulhas mecanizadas (trator, carreta e grade) a assentamentos agrários no estado com fim eleitoral. As máquinas foram adquiridas pelo Incra e, aos olhos do Ministério Público, foram utilizadas indevidamente na promoção de diversos candidatos. Os desdobramentos devem ser acompanhados nos bastidores da política local, uma vez que podem interessar ao deputado federal juiz-forano Marcus Pestana (PSDB). Sem conseguir se reeleger nas urnas no último dia 7 de outubro, Pestana é o primeiro suplente da coligação PSDB, PSD, Solidariedade, PPS, DEM e PP, podendo, assim herdar a vaga em caso de condenação de Silva.
‘E aí, Temer?’
Governador eleito de Minas Gerais, o empresário Romeu Zema (Novo) utilizou sua página no Facebook para cobrar do presidente Michel Temer (MDB) posicionamento contrário à sanção do reajuste de 16% dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Aprovado pelo Senado na semana passada, o aumento pode gerar um efeito cascata, trazendo gastos também para estados e municípios. Em postagem intitulada #VetaTemer, o futuro governador classificou a correção salarial dos ministros do STF como “indigesta”. “E aí, Temer, o senhor já parou para pensar que, de acordo com estudiosos, o rombo nas contas públicas pode ir de R$ 4 bilhões a R$ 6 bilhões por ano graças ao que conhecemos como efeito cascata?”, questionou Zema.
Audiências públicas
A Câmara divulgou nessa segunda-feira (12) o calendário de audiências públicas que serão realizadas ao longo de novembro. Ao todo, serão quatro debates. A primeira, na próxima segunda-feira, atende a pedido conjunto de 13 vereadores e vai discutir a situação dos investimentos no futebol profissional e amador na cidade. No dia 21, o tema será o projeto de lei que trata da Lei Orçamentária Anual (LOA), enviada pela Prefeitura ao Legislativo. As demandas esportivas voltam a ser o assunto no dia 26, quando o tema abordado serão os investimentos e as leis de incentivo ao esporte de rendimento amador de Juiz de Fora. Por fim, no dia 28, a Casa abre as portas para a demanda de associações de proteção animal, tratando de problemas causados pela queima e pela soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos na cidade.
Novembro Azul
Em atendimento à legislação municipal que prevê a realização de ações de informação e de combate ao câncer de próstata, a Câmara e a Ascomcer irão realizar orientações e marcações de exames para homens acima dos 50 anos. O atendimento faz parte do Novembro Azul, movimento internacional de conscientização sobre a doença, e será realizado nesta quarta-feira (14), entre 9h e 12h, em frente ao Palácio Barbosa Lima, no Parque Halfeld. Os trabalhos serão realizados por servidores do Legislativo, que, além de orientar, vão realizar os encaminhamentos para realização de exames a serem agendados entre os dias 17 e 22 de novembro na Ascomcer.