Câmara discute antecipação de feriado religioso

Por Paulo Cesar Magella

Só às segundas

A antecipação do feriado de Santo Antônio para a segunda-feira, quando ele ocorrer no meio da semana, como foi este ano – uma terça-feira -, foi o tema de reunião dos membros da Comissão Permanente de Abastecimento, Indústria e Comércio e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal e representantes de Fiemg, Sindicomércio, Câmara dos Dirigentes Lojistas e Associação Comercial. Os empresários têm dito, já há algum tempo, que feriados no meio da semana “quebram o comércio” em relação à produtividade dos funcionários e às vendas. Gostam da ideia, mas a discussão não se encerra aí. Por tratar-se de um feriado religioso, os vereadores querem conhecer, também, a opinião do arcebispo metropolitano, Dom Gil Moreira.

Prudência e canja

A decisão do juiz Sérgio Moro de condenar o ex-presidente Lula, mas sem mandar prendê-lo, é fruto do aprendizado. Quando foi conduzido coercitivamente em São Paulo, para depoimento na Polícia Federal, o ex-presidente foi seguido por centenas de militantes em protesto. Colocá-lo no cárcere numa sentença de primeira instância teria consequências imprevisíveis, como admitiu o próprio juiz em sua sentença. “A prisão de ex-presidente envolve certos traumas”, escreveu.

Pela imagem

O faro dos políticos é mais aguçado do que o dos animais. Tão logo souberam da condenação de Lula, vários deputados gravaram depoimentos e colocaram sua opinião nas redes sociais. Uns criticaram a decisão, outros apoiaram o juiz. No fundo, porém, o objetivo era único de ficar em evidência e tirar proveito do episódio, especialmente diante de seus eleitores.

Mudança na Empav

O diretor-presidente da Empresa Municipal de Pavimentação (Empav), Darci Ferreira da Silva, alegando questões de fundo pessoal, entregou, nessa quarta-feira (12), ao prefeito Bruno Siqueira a sua carta de demissão. A definição de seu sucessor, porém, não é imediata. O conselho diretor da Empresa deve ser convocado para, em reunião, definir o preenchimento do cargo. O Executivo não sinalizou, ainda, qual nome irá indicar para avaliação dos conselheiros.

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins. E-mail: [email protected] [email protected]

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também