Ouça agora

Coluna 13 07:00:00-03-2013

Por PAULO CÉSAR MAGELLA

A deputada federal Margarida Salomão foi indicada como uma das vice-líderes do PT na Câmara. A juiz-forana irá exercer a função juntamente com outros 21 parlamentares. O outro mineiro da lista é o deputado Weliton Prado. Exercendo o mandato há pouco mais de três meses, a ex-reitora vai ganhando espaço em Brasília. A professora ocupa uma cadeira titular na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, além de ser suplente na Comissão de Educação. A bancada petista conta com 88 deputados. Ontem, ela reuniu-se com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e fez um apelo por maiores investimentos da pasta na delegacia do órgão em Minas Gerais. Margarida é ainda uma das cotadas para assumir a relatoria-geral da proposta orçamentária de 2014. Seguindo o rodízio adotado pelas bancadas majoritárias da Câmara e do Senado – PT e PMDB respectivamente -, o nome para a função sairá da bancada mineira do PT, composta por nove deputados. Apesar de ser uma opção natural, a deputada prefere não se posicionar como candidata ao cargo para evitar uma disputa interna com os demais parlamentares petistas eleitos pelo estado.

VICE-LIDERANÇA

Presidência

Cotado como um dos nomes do PSB para a disputa do Governo de Minas, o deputado Júlio Delgado deve deixar a presidência do partido em Juiz de Fora, a fim de se dedicar à legenda estadual e se preparar para a campanha de 2014. O atual vice-presidente do PSB em Juiz de Fora, Luiz Fernando Sirimarco Júnior, assumirá a presidência. Os outros nomes da comissão ainda não estão definidos, mas entre os cotados estão o vereador Jucelio Maria e o médico José Roberto Maranhas, candidato a vice-prefeito de Juiz de Fora nas últimas eleições na chapa de Margarida Salomão (PT).

Antiviolência

O secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, está sendo esperado amanhã em Juiz de Fora para participar da abertura do Seminário sobre violência urbana em Juiz de Fora: o que deve ser feito, fruto de uma parceria da OAB, Prefeitura Municipal, Universidade Federal de Juiz de Fora e do Instituto Vianna Júnior, organizado pela Câmara Municipal. O evento começa às 19h, já com previsão do primeiro debate a ser mediado pelo vereador Wanderson Castelar. Os conferencistas serão Jacob Pinheiro Goldberg e Leandro Piquet Carneiro. Os debates prosseguem na sexta-feira.

Mensagens

Foi lida ontem na Assembleia mensagem do governador Antonio Anastasia reajustando as tabelas de vencimento básico de diversas carreiras, instituindo gratificações complementares. O projeto de lei contempla categorias que não tiveram reajustes salariais específicos após abril de 2012. Na primeira fase, o Executivo pretende concretizar uma padronização dos valores iniciais das tabelas, de acordo com a escolaridade exigida para ingresso no cargo. Os valores – veja matéria em Política – são para cargas horárias de 30 e de 40 horas semanais respectivamente.

Novos cargos

Outra mensagem encaminhada aos deputados tem origem na Secretaria de Defesa Social. Ela prevê a criação de 200 cargos de assistente executivo de defesa social e 350 de analista na mesma área; além de 650 na carreira de agente de segurança socioeducativo. Em outras secretarias, as vagas abertas são cem para assistente técnico de seguridade social e 50 de analista de gestão de segurança social para o Ipsemg. Também há vagas para auxiliar de gestão e registro empresarial para a Junta Comercial. A Secretaria de Turismo vai dispor de dez vagas de gestão e 30 de analista de gestão.

Tribuna

Tribuna

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também