Painel 11-11-16

Por Paulo Cesar Magella

Sob pressão

A Assembleia Legislativa corre contra o tempo para votar, até o dia 23, o pedido de licença apresentado pelo Superior Tribunal de Justiça para julgar o governador Fernando Pimentel. O entendimento do STJ é de que ações nesse sentido só prosperam após autorização do Legislativo por maioria de 2/3. Pimentel está tranquilo, pois tem uma base sólida, mas os deputados aliados avaliam o custo político dessa postura a dois anos de uma eleição em que serão eles os candidatos. O mais provável é que não haja quórum para a votação, mas não se sabe qual seria a interpretação do Tribunal se isso ocorrer. O Palácio deve cobrar fidelidade da base, mas, se conseguir, terá que pagar uma conta muito alta. Hoje, a Comissão de Constituição e Justiça vai analisar a defesa de Pimentel.

 

Rede social

A oposição está utilizando as redes sociais para mobilizar a opinião pública. O deputado Gustavo Valadares (PSDB) postou um vídeo convocando a população para pressionar os parlamentares. Segundo ele, a Mesa Diretora só disponibilizou parte do processo para os deputados, não liberando os trechos que correm sob segredo de Justiça.

 

Zumbi dos Palmares

O Dia Nacional da Consciência Negra vai ser comemorado na Câmara com celebração da primeira edição do evento Zumbi Dandara: consciência negra e resistência. Por iniciativa da Mesa Diretora, no dia 20, entre 12h e 18h, em frente ao Palácio Barbosa Lima e no próprio hall da Câmara, vão acontecer várias apresentações musicais, oficinas e feiras de artesanato.

 

Ocupação

A ocupação das escolas por alunos, em protesto contra a medida provisória que trata da reforma do ensino, será tema de audiência pública na Câmara Municipal, a pedido do vereador Roberto Cupolillo (PT). Ele protocolou o requerimento ontem e já saiu com a confirmação do dia 22 para a realização do evento. Embora a lista de convidados ainda não esteja definida, ele pretende trazer a educadora Beatriz Cerqueira, que já esteve em Juiz de Fora tratando de assuntos semelhantes.

Guilherme Arêas

Guilherme Arêas

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também