Projeto de Ana Pimentel estabelece medidas de combate à misoginia

Proposta da deputada Ana Pimentel define o conceito de misoginia digital e estabelece medidas de proteção às vítimas

Por Paulo Cesar Magella

  Contra a misoginiaA deputada Ana Pimentel (PT) apresentou projeto estabelecendo medidas de combate à misoginia. Ele define o conceito de misoginia digital e estabelece medidas de proteção às vítimas, como a retirada rápida de conteúdos ofensivos, o bloqueio de contas agressoras, a limitação algorítmica do alcance de publicações misóginas e a desmonetização de perfis que se beneficiam financeiramente do discurso de ódio. Também garante o direito à reparação civil, com indenizações que tenham caráter pedagógico e inibitório.

  Em sua exposição de motivos, a parlamentar destaca que “o que começa com humilhações, ameaças e perseguições digitais pode, infelizmente muitas vezes, se transformar em agressões físicas e feminicídios. Nosso projeto é uma resposta jurídica e política a essa escalada. Não podemos mais tolerar que o ódio às mulheres seja lucrativo, viral e impune”, afirmou.

  Além de obrigações específicas para as plataformas, o projeto de Ana Pimentel propõe a criação da Política Nacional de Educação Digital para a Igualdade de Gênero, com foco em prevenção, formação de docentes, campanhas públicas e fortalecimento da cidadania digital com perspectiva de gênero.

 

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista. Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins.E-mail: [email protected] [email protected]

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também