De volta a Minas

Por Paulo Cesar Magella

No início da semana, o candidato Aécio Neves teria participado de uma reunião com dirigentes do Ibope para avaliar a sua performance na campanha deste ano. Ouviu o que já sabia: é praticamente impossível reverter o resultado nacional, mas há chances de mudar a situação em Minas, seu estado. Os interlocutores, entre eles Carlos Augusto Montenegro, presidente do Instituto, insistiram na concentração das atividades em território mineiro para uma campanha de duas etapas, principalmente na disputa pela vaga de governador. A primeira seria levar a eleição para o segundo turno. A outra, com o jogo zerado, tentar manter a hegemonia tucana, pois ele é estratégia para futuros projetos do senador. A fonte, que tem acesso a Aécio, embora não esteja hoje em seu palanque, garante que ele deve seguir o conselho.  E é preciso pressa. De acordo com o Instituto Vox Populi, se a eleição fosse hoje, Fernando Pimentel (PT) teria 38% dos votos contra 19% de Pimenta da Veiga (PSDB0

Pesquisa CNT/MDA
A corrida eleitoral continua na mesma batida: as candidatas Dilma Rousseff e Marina Silva já fazem um segundo turno antecipado, enquanto o tucano Aécio Neves se desidrata a cada levantamento. Ontem, a Confederação Nacional dos Transportes, em parceria com o Instituto MDA, apresentou uma nova rodada de pesquisa. Na sondagem, a candidata Dilma Rousseff (PT) mantém-se à frente, com 38,1% das intenções de voto, enquanto Marina Silva (PSB) chegou a 33,5%. O candidato Aécio Neves oscilou dois pontos para baixo, ficando, agora, com 14,7%.

Empatadas
De acordo com a MDA, a vantagem no primeiro turno da candidata petista sobre a representante do PSB diminuiu. Pelos números, ambas estão em empate técnico, uma vez que a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Em relação à última pesquisa, feita no final de agosto, a diferença entre as duas candidatas caiu no primeiro turno. Dilma tinha 34,2%, e Marina, 28,2%. Na ocasião, Aécio tinha 16%. Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 unidades da federação das cinco regiões, entre 5 e 7 de setembro.

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins. E-mail: [email protected] [email protected]

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também