A Câmara Municipal aprovou, e vai para sanção do Executivo, projeto de autoria do vereador Dr. Marcelo Condé (Avante) que autoriza a prefeitura implantar em Juiz de Fora a política pública Cidade Esponja e Localidades Esponjas, para reduzir os impactos das inundações, melhorar a qualidade ambiental, promover o uso sustentável de água da chuva e contribuir para a adaptação às mudanças climáticas.
Com base na natureza o projeto Cidade Esponja ajuda na solução de demandas ambientais
Cidade esponja são áreas urbanas estruturadas para absorver, armazenar, tratar e reutilizar a água da chuva, com base em soluções baseadas na natureza. Já o conceito de localidades esponja refere-se a regiões específicas do município que adotem práticas e infraestruturas sustentáveis com o mesmo objetivo.
Mudanças climáticas impõe a implantação de projetos ambientais
Na justificativa, o vereador destaca que “o objetivo é tornar o município mais resiliente frente às inundações urbanas e às mudanças climáticas, mediante infraestrutura verde, gestão eficiente da água da chuva, incremento da biodiversidade e promoção de bem-estar social”. O projeto ganhou o número 170/2025.