Rodrigo Pacheco desiste de disputar a presidência da República

Por Paulo Cesar Magella

O senador Rodrigo Pacheco (PSD) confirmou o que já se suspeitava: não será candidato à presidência da República. Ele disse que não será pré-candidato à presidência ao avaliar ser incompatível com a condução dos trabalhos legislativos no Senado, em um momento no qual o país passa por uma das maiores crises de sua história, com uma campanha eleitoral. O senador afirmou que seu foco será conduzir o Senado em um ano fundamental para a recuperação econômica e social do país. Rodrigo Pacheco externou agradecimento especial ao presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, pelo convite feito para a disputa eleitoral. O senador já tinha dado pistas de sua desistência durante o X Encontro de Vereadores, em Belo Horizonte, ocasião em que reafirmou sua preocupação com as pautas do Senado este ano.

Kassab tem como outra opção o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite

A desistência de Pacheco abre espaço para o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, fazer uma aliança com o candidato Luiz Inácio Lula, indicando um possível vice, negociando espaços num futuro governo, ou lançar um novo nome para disputar pelo menos o primeiro turno. Neste caso, a opção mais em conta seria o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite –, a quem já convidou para se filiar – que ainda continua filiado ao PSDB, mas avalia sair ou disputar a reeleição no seu Estado, embora tenha prometido exercer apenas um mandato. As próximas horas serão emblemáticas no xadrez político.

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins. E-mail: [email protected] [email protected]

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também