117ª posição

Por Gabriela Gervason

Números da União Interparlamentar (UIP) mostram que o Brasil ocupa o 117° lugar em participação feminina na política, atrás de países como Ruanda, Bolívia e África do Sul. A posição parece ainda mais discrepante com a ressalva de que hoje as mulheres são responsáveis por 52% do eleitorado brasileiro. Atualmente, dos 513 deputados federais, apenas 51 são mulheres – pouco mais de 10% da Câmara dos Deputados. No Senado, o percentual é ainda menor. Dos 81 senadores, apenas 12 são mulheres, o que corresponde a 6,75% das cadeiras. Já a atual configuração da ALMG tem apenas sete deputadas estaduais e respondem por 9% dos parlamentares da Casa.

Gabriela Gervason

Gabriela Gervason

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também