METAS POLÍTICAS
Duas reuniões realizadas segunda-feira em Belo Horizonte são emblemáticas para se entender um pouco as metas políticas dos partidos. No evento em que contou com a presença do senador Aécio Neves, o PSDB decidiu investir em território petista para conquistar o maior número de prefeituras, além de reforçar suas ações em cidades – como Juiz de Fora – que já estão sob sua gestão. Aécio não esconde que o projeto 2014 está em curso, pois ficaria mal na fita se ele fosse para uma disputa nacional sem uma base sólida em seu estado. A estratégia é ampliar o número de aliados. Hoje fazem parte do grupo o PP, PR, DEM, PV, PSD, PTB, PPS e PDT. O ex-governador inaugura ainda este mês uma série de visitas ao interior se colocando à disposição dos candidatos aliados a prefeito. No mesmo dia, o PMDB reforçou sua preocupação com a aliança com o Partido dos Trabalhadores. Alguns dos parlamentares presentes ao encontro da executiva são signatários de um manifesto, entregue ontem ao vice-presidente Michel Temer, advertindo do desequilíbrio na aliança com o PT no Governo federal.
Avanço na base
A reclamação se deve aos postos estratégicos ocupados pelo PT – embora o PMDB seja o principal aliado – e ao avanço petista em redutos peemedebistas pelo interior do país, tirando deste a marca de municipalista. Por conta disso, cria-se um problema até para os atores de Juiz de Fora. Os petistas gostariam de ver o PMDB em seu palanque já no primeiro turno, afastando a candidatura do deputado Bruno Siqueira. A direção estadual resiste à ideia por conta do impasse nacional e já disse que os deputados Bruno Siqueira, em Juiz de Fora, e Antônio Júlio, em Pará de Minas, são candidatos.
Começou
As declarações do ex-ministro Patrus Ananias e a réplica de Aécio Neves abriram a porteira. Além do deputado petista Reginaldo Lopes, avisando que seu partido vai ganhar em 45 cidades – número de registro do PSDB – o ex-ministro Hélio Costa, citado por Aécio, entrou em cena. Postou no Twitter: No meu palanque subiram Lula, Dilma, Zé Alencar, Patrus, Itamar, Darcy Ribeiro, José Aparecido, Brizola, prefeitos, vereadores e lideranças. E acrescentou: No meu palanque nunca se comprou o voto com convênios, e nunca demos festa de arromba, às escondidas, onde pode rolar de tudo.
Sem garantia
O Governo tenta resolver uma demanda que incomoda usuários do sistema hospitalar: o cheque-caução, aquele que é dado em garantia para o internamento. Chegou ontem ao Congresso uma mensagem que torna crime a exigência de qualquer garantia, como cheque, nota promissória ou mesmo o preenchimento de formulários administrativos, como condição de atendimento na rede privada. A proposta, elaborada pelos ministérios da Saúde e da Justiça, prevê alteração no Código Penal e aumenta a pena de omissão de socorro.
Prêmio Sebrae
Juiz de Fora está entre as cidades mineiras que irão concorrer ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, no dia 14, no Minascentro em Belo Horizonte. Foram inscritos 215 projetos, e 88, considerados válidos. O prefeito vencedor e os demais vencedores das categorias temáticas na etapa estadual, num total de 12, vão concorrer ao prêmio nacional. De acordo com o Sebrae, o objetivo é premiar projetos que visam reduzir a burocracia e estimular o desenvolvimento de micro e pequenas empresas em suas cidades.





