CONSUMO E VENDA
Passou ontem na Subcomissão Especial de Crimes e Penas da Câmara uma proposta acolhida pelo relator do novo projeto do Código Penal, Alessandro Molon (PT-RJ), tratando do uso e tráfico de drogas. Ficou estabelecido um dos critérios de distinção entre ambos. Quem portar quantidade de droga equivalente a cinco dias de consumo será considerado usuário. Acima dessa quantidade, será enquadrado como traficante. O relator revelou aos membros da Subcomissão, ligada à Comissão de Constituição e Justiça, ter seguido o modelo de Portugal, onde o limite para usuário é de quantidade equivalente a dez dias. A discussão, no entanto, ainda está longe de acabar, apesar de a comissão especial de juristas ter concluído sua parte. Diversas entidades protocolaram pedido no Senado Federal de abertura da discussão, lembrando que o Código não pode ser uma obra apenas de notáveis, quando cabe à toda sociedade discutir o seu conteúdo. O novo documento vai substituir o atual, que data de 1940, apesar de ter recebido várias emendas.
Revezando
O senador Aécio Neves, que veio ontem a Juiz de Fora para reforçar a campanha do tucano Custódio Mattos, está revezando sua agenda de viagens em Minas com o governador Antonio Anastasia, além de cumprir um périplo nacional por conta de seu projeto político de 2014. O governador deve visitar Juiz de Fora no dia 18, ocasião em que também passará por outras cidades, como Lavras, no Sudoeste mineiro. Esse entendimento dará prioridades a cidades estratégicas, como Juiz de Fora, Contagem e Uberlândia, nas quais o partido tem candidatura própria.
Agendas
O presidente do diretório estadual do PSDB, Marcus Pestana, também tinha se programado para vir ontem à cidade, mas foi atropelado pelos prazos do Congresso. Ao contrário de outras legislaturas, o presidente do Senado, José Sarney, e o da Câmara, Marcus Maia, marcaram o esforço concentrado para períodos distintos. Com isso, a agenda de Pestana, que é deputado, e a de Aécio, que é senador, não estão batendo. Ontem, enquanto o ex-governador viajava para Juiz de Fora, o presidente do diretório estadual do partido desembarcava em Brasília.
De surpresa
A despeito dos esforços dos partidos, o número de telespectadores migrando para as TVs por assinatura no horário da propaganda eleitoral continua em ascensão. Nada que não saibam, daí a preferência pelas inserções na programação, que pegam a audiência de surpresa no intervalo dos programas. Alguns comitês têm reforçado suas propostas dentro das inserções, deixando para as faixas de 30 segundos as informações estratégicas sobre o candidato, seja para defender seus pontos de vista, seja para criticar a concorrência.
Na internet
O candidato Laerte Braga (PCB) foi contemplado com uma longa nota sobre sua trajetória política no blog da jornalista Hildegard Angel, uma das mais conceituadas colunistas do país. No texto, além de traçar um perfil do candidato – parte do que ele apresentou à Tribuna na série de entrevistas com os candidatos -, também revelou o encontro que ele teve com o líder iraniano Mahmoud Ahmadinejad. Na semana passada, durante encontro com os empresários, Laerte fez relato semelhante, ocasião em que surpreendeu a plateia com um discurso franco, desmontando equívocos sobre os comunistas.




