Tópicos em alta: polícia / carnaval 2019 / barragem / campeonato mineiro

Mudanças no Sedecon da Câmara

Por Paulo Cesar Magella

04/01/2019 às 16h50 - Atualizada 07/01/2019 às 18h22

A advogada Gisele Helt vai assumir o Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon) da Câmara Municipal, na vaga de Nílson Ferreira Neto. Sua indicação foi definida nesta sexta-feira pela Mesa Diretora.

No quinto dia útil

O prefeito Antônio Almas, em reunião com representantes dos sindicatos dos trabalhadores, assegurou o pagamento dos salários de dezembro do funcionalismo para o próximo dia 8, terça-feira, que significa o quinto dia útil do mês. Na mesma reunião, Almas manteve a data de pagamento da primeira parcela do 13º salário, no dia 18 deste mês, e a segunda no dia 15 de fevereiro. O anúncio ocorreu no mesmo dia em que o governador Romeu Zema disse que fará o impossível para pagar o 13º salário dos servidores estaduais ainda este ano, mas já antecipando que não tem data e que será parcelado em várias vezes.

O conteúdo continua após o anúncio

Tratamento igual

Durante a reunião, o prefeito Antônio Almas explicou que o valor que o tesouro municipal teve que desembolsar para suprir a falta de repasses do Fundeb pelo Governo de Minas – mais de R$ 60 milhões – seria suficiente para pagar o décimo terceiro dos servidores ainda em 2018. Sem o Fundeb, que é específico para a educação, a alternativa seria escalonar os salários do magistério, como vários municípios de Minas estão fazendo desde outubro. A decisão política de Almas, no entanto, foi não dividir as categorias.

Colônia de férias

A Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) começa na semana que vem o ciclo de matrículas para a sua colônia de férias, que podem ser feitas na própria secretaria, em Santa Terezinha. As atividades, para crianças e adolescentes na faixa de 6 a 16 anos, vão ocorrer entre os dias 21 e 31 de janeiro. De acordo com o secretário Julio Gasparette, entre as atividades estão incluídas práticas esportivas como futsal, vôlei, handebol, capoeira, atividades aquáticas e jogos de tabuleiro. Está prevista até mesmo uma visita ao Museu Mariano Procópio.

Liderança no páreo

O deputado Fábio Ramalho, aqui em Minas conhecido como Fabinho Liderança, pode ser uma pedra no sapato no projeto de reeleição para a presidência da Câmara do deputado Rodrigo Maia. Além de já ser o primeiro vice, o parlamentar mineiro tem ótimo trânsito no chamado baixo clero, o mesmo que elegeu Severino Cavalcanti contra o candidato do presidente Lula, Luís Eduardo Greenhalgh, em 2005. Popular nos bastidores por conta de seu estilo cativante de promover almoços em seu gabinete e de levar leitão a pururuca em reuniões no Congresso – dando acesso a todos, desde governistas e oposicionistas até os jornalistas -, ele conhece como poucos os bastidores da Casa. Mais ainda, é amigo do presidente Bolsonaro, por conta de ambos terem sido desse baixo clero.

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia