Tópicos em alta: polícia / campeonato mineiro / bolsonaro

Zema promove oficiais e troca comandos regionais da PM

Coronel Luciano Washington assume comando da 4ª Região de Polícia Militar, em Juiz de Fora

Por Paulo Cesar Magella

03/01/2019 às 17h48 - Atualizada 03/01/2019 às 20h29

Detalhes finais

A Câmara deve votar ainda neste período de reuniões ordinárias a mensagem do prefeito Antônio Almas que traça diretrizes para uma reforma estrutural da Prefeitura. O texto chegou no início de dezembro, mas não teve prazo para ser avaliado em virtude do recesso e dos eventos de fim de ano. Na próxima terça-feira, salvo algum contratempo, pelo menos cinco secretários estarão na Câmara para uma conversa com os vereadores, a convite do líder do Governo, Júlio Obama. A meta é dar todos os detalhamentos necessários para que a matéria seja votada ainda na terça-feira. A Câmara faz reuniões até o dia 15, quando entra em recesso por um mês direto. Esta é a razão de antecipação do período para a primeira quinzena de janeiro.

Saída em massa

Como o ex-governador Fernando Pimentel tinha exonerado apenas os comissionados em cargos de chefia, o novo decreto, agora assinado pelo governador Romeu Zema, e publicado em edição extra do Diário Oficial dessa quinta-feira, é bem mais amplo. Ele atinge cerca de seis mil pessoas. De acordo com Zema, se Pimentel tivesse feito tal redução no início de sua gestão, certamente o funcionalismo público não estaria sem receber o 13º salário. Destacou, porém, que não tem data para esse acerto, pois a situação do Estado é caótica. O decreto, no entanto, não afeta as áreas de Saúde, Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil e Fundação Hospitalar (Fhemig).

O conteúdo continua após o anúncio

Ainda tem mais

Em nota, a Secretaria de Planejamento divulgou que “está em andamento o levantamento de pessoal a partir de dados enviados por todos os setores de Recursos Humanos (RHs) do Estado. A coleta de informações está transcorrendo, neste momento, para a verificação consistente do quadro de funcionários de recrutamento amplo para que haja enxugamento da máquina pública mineira, seguindo a plataforma de governo eleita em Minas. O decreto que estabeleceu exonerações deste pessoal que não é concursado resguardou todos os serviços essenciais para reparar decreto da administração anterior que previa o desligamento de comissionados em todas as áreas”.

Diretor jurídico

O advogado Luiz Alberto Santos Pinto será o novo diretor jurídico da Câmara. O martelo foi batido na tarde dessa quinta-feira pelo presidente Luiz Otávio Coelho (Pardal). Sua nomeação, porém, só deve ser publicada nos Atos do Legislativo do dia 21. No Diário do Legislativo de sexta-feira foi publicada a lista completa das exonerações.

Novos comandantes

O governador Romeu Zema assinou, nessa quinta-feira, ato em que promove oficiais e troca comandos das unidades em todo o Estado. Para a 4ª Região de Polícia Militar, em Juiz de Fora – cujo atual comandante, coronel Alexandre Nocelli, vai para a reserva -, virá o coronel Luciano Washington Vivas, promovido ao último posto depois de comandar o 30º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Pouso Alegre. Por sua vez, o tenente-coronel Oterson Luiz Nocelli, promovido a coronel, deixa o comando do 27º Batalhão, em Juiz de Fora, para comandar a 17ª Região de Polícia Militar, cuja base é Pouso Alegre. No ato de promoção, o comandante-Geral da PM, coronel Giovanne Gomes, destaca que as mudanças serão imediatas.

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia