Novo Fórum será inaugurado em julho de 2025, diz Tribunal

O novo Fórum, no antigo Terreirão do Samba, vai centralizar todos os serviços envolvendo a Justiça em Juiz de Fora

Por Paulo Cesar Magella

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais definiu o dia 16 de julho de 2025 como data para inauguração do novo Fórum de Juiz de Fora. A obra passou por várias etapas e chegou a ser pensada para meados deste ano. Numa segunda projeção, passou para fevereiro, mas só agora, com definição do dia exato, houve a confirmação pela Gerência de Imprensa do Tribunal. Ao lado do prédio está em construção a sede do Ministério Público, o que facilitará a integração dos trabalhos, hoje desenvolvidos em vários espaços na cidade. O prédio Benjamin Colucci, no Parque Halfeld, há tempos não comporta todas as varas, o que levou à descentralização de vários serviços. Na nova unidade não haverá esse problema.

Com Novo Fórum, Câmara espera ocupar o Palácio Benjamin Colucci, no Parque Halfeld

O ponto que fica em aberto é o que será feito do prédio Benjamin Colucci, no Centro da cidade. Por acordos firmados ao curso dos anos, fruto, inclusive, de uma cessão de terreno feita pela própria Câmara, o prédio deve abrigar a Câmara Municipal, que, a partir do ano que vem, terá 23 vereadores. As articulações começaram no mandato do ex-presidente e já falecido Júlio Gasparette e passaram por todos os sucessores à frente do Legislativo. Resta, agora, a oficialização definitiva da transação para que os próximos vereadores comecem a arrumar as malas. O atual Palácio Barbosa Lima pode se transformar em um museu ou centro de cultura.

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins. E-mail: [email protected] [email protected]

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também