Paris Fashion Week 2025

Por Patrícia Alvim

Encerrada em 7 de outubro, a semana de moda reafirmou a capital francesa como o epicentro criativo onde tradição e vanguarda desfilam lado a lado

 

Entre os dias 29 de setembro e 7 de outubro, Paris consolidou seu papel como palco principal do mundo fashion. A capital francesa recebeu o mais importante evento do calendário da moda mundial, reunindo maisons consagradas e novos talentos em desfiles de prêt-à-porter feminino para a primavera-verão 2026. Nas primeiras filas, celebridades, influenciadores e ícones da moda reforçaram o espetáculo que vai muito além das passarelas.

Mais de 70 desfiles transformaram a cidade em uma vitrine global das tendências que definirão as próximas estações. Sustentabilidade, inovação têxtil e herança cultural foram temas recorrentes, enquanto novos nomes emergiram com propostas autorais e ousadas.

O retorno das cores vibrantes e dos contrastes marcantes trouxe novo fôlego às passarelas, rompendo com o minimalismo monocromático que predominou nas últimas temporadas.  A sensualidade também ganhou novo significado, sem exibicionismo, mas baseada na reinvenção das formas corporais e na fluidez dos volumes.

Na coluna deste domingo, destaco pontos altos que marcaram esta edição da Paris Fashion Week.

Liberdade em movimento

A diretora criativa da Chloé, Chemena Kamali resgatou a essência da fundadora Gaby Aghion com silhuetas refinadas, fluidas e livres, tecidos florais, volumes e drapeados numa coleção que celebrou o luxo despretensioso.

Paris Fashion Week 1

Talento juiz-forano na passarela

A modelo juiz-forana Isadora Ribeiro marcou presença na passarela da Ottolinger, marca fundada pelas ‘designers’ suíças Christa Bösch e Cosima Gadient, com sede em Berlim (Alemanha). A coleção “Girlfriend” explorou o poder transformador da amizade feminina, apresentando vestidos de noiva reimaginados, sedas tingidas à mão, detalhes de neoprene e guingão tingido.

Paris Fashion Week 2

Cores de um novo tempo

Alessandro Michele propôs uma coleção elegante, jovem e romântica para a Valentino, mais contida nos excessos e mais refinada nas formas. Pontos de cor vibrantes, com tecidos ora bordados, ora luminosos, criaram uma atmosfera de otimismo e esperança. Entre os destaques, o brinco dourado escultural despontou como o acessório-chave da temporada.

Paris Fashion Week 3

Trabalho, cuidado e amor

A Miu Miu apostou no avental como símbolo de autonomia e afeto. Na coleção “At Work”, o item surgiu repaginado em versões cargo de sarja com bolsos, com tramas manuais vazadas e multicoloridas, em couro, em jacquard, com babados e renda, exemplificando seus múltiplos usos. O resultado foi uma ode ao trabalho como “reflexo de independência, um meio de autonomia. Trabalho como expressão de esforço. Trabalho como símbolo de cuidado e amor”.

Paris Fashion Week 4

O lar como refúgio criativo

A Louis Vuitton apresentou uma coleção inspirada no lar como santuário, marcada por liberdade e inventividade. Silhuetas amplas, texturas refinadas e drapeados fluidos evocaram o glamour atemporal da Hollywood dos anos 1940. Bordados delicados e estampas jacquard, bolsas reinventadas e uma charmosa seleção de sapatos e acessórios também foram destaque.

Paris Fashion Week 5

Força e sensualidade

A Hermès apresentou um verão de espírito selvagem e livre. Inspirada nas amazonas do delta do Rhône, no Mediterrâneo, a coleção mesclou força e sensualidade em peças de couro, jaquetas matelassadas e lenços de seda reinterpretados. Para o dia, tons de cáqui e verde, e para a noite, paleta azul escura e preta. A elegância marcada por raízes equestres brilhou em uma estética natural, funcional e atemporal.

Paris Fashion Week 6

FICHA TÉCNICA:

LOOKS: Miu Miu/ Ottolinger/Hermès/ Chloé/Valentino/Louis Vuitton

FOTOS: site das marcas/Google/Hermés FilippoFior

Patrícia Alvim

Patrícia Alvim

Sou graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atuei como modelo e apresentadora do programa Panorama Revista, veiculado na TV Panorama, hoje TV Integração (Rede Globo). Ministro cursos de maquiagem, postura e etiqueta e produzo desfiles, catálogos e editoriais de moda para revistas. Ainda comando e apresento o programa "Moda e Estilo", veiculado na Rádio CBN. Além de escrever para a coluna "Moda e Estilo" inserida no jornal Tribuna de Minas. Sou empresária, diretora de uma agência de modelos e ainda possuo várias plataformas de mídias como Site, Instagram e Fanpage, todas com sucessos recordes de visitações e likes. Outro produto, é a Revista Patrícia Alvim, que está na quarta edição.

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