Top 10 maiores torcidas de futebol do Brasil: veja ranking atualizado

Por Marketing e Negócios

Flamengo Marcelo Cortes CRF Instagram
(Foto: Marcelo Cortes / CRF – Instagram)

O Brasil é considerado o país do futebol, uma verdadeira paixão nacional. São diversas equipes espalhadas por cada região, cada uma delas com os seus torcedores apaixonados.

Essa empolgação com os jogos se estende para as apostas esportivas e, por isso, a Betfair Brasil disponibiliza palpites nos maiores clubes do país, sempre com cotações bem interessantes nos eventos.

Um dos maiores debates no futebol brasileiro é sobre a quantidade de torcedores que cada clube tem, afinal, é normal um rival sempre brincar com o outro, falando que suas torcidas são maiores. 

Além disso, existem os considerados mistos, que são torcedores que tem espaço no coração para duas equipes, normalmente, um clube menor, da cidade onde mora, e outro maior, que disputa as principais divisões.

Porém, a “discussão” ganhou novos números concretos, já que o ranking Datafolha foi divulgado no final de agosto, com dados atualizados sobre os principais clubes do país. Conhecido por ter a maior torcida do mundo, o Flamengo lidera no território nacional, mas isso não significa que o clube tem mais torcedores na sua própria região, o que para muitos é uma surpresa.

Flamengo segue na liderança geral

A pesquisa da Datafolha foi realizada entre 31 de julho e 7 de agosto e o levantamento mostra que o atual campeão da Copa do Brasil e Libertadores, o Flamengo, segue como o clube com mais torcedores no Brasil, com um total de 21%. Esse é o maior índice dos 30 anos de pesquisa do instituto, um feito histórico.

Quem mais se aproxima do Rubro-Negro Carioca é o Corinthians, com 15%. Confira o ranking completo, com base no território nacional:

1. Flamengo – 21%;
2. Corinthians  15%;
3. São Paulo e Palmeiras – Ambos com 7%;
4. Cruzeiro, Vasco e Grêmio  4%;
5. Santos  3%;
6. Atlético-MG, Bahia, Internacional e Botafogo  2%;
7. Fluminense, Sport, Vitória, Fortaleza e Seleção Brasileira – 1% cada.

Os outros 25% (aproximadamente) restante ficaram da seguinte forma:

● Cerca de 5% entre outras equipes citadas, todas juntas;
● Cerca 19% de entrevistados que disseram não torcer para nenhum clube.

Pesquisa também mostra torcidas por regiões

A pesquisa da Datafolha também mostra como ficam as torcidas por região. No Sudeste, o Corinthians leva vantagem com 20%, contra 17% do Flamengo, superando o rival no território de ambos. 

Porém, quando passa para o Norte e Nordeste, o Rubro-Negro tem uma vantagem gigante. São 38% e 29%, respectivamente, contra 11% e 9% do Timão, o que mostra que os flamenguistas dominam nesta parte do país.

Já na região Sul do Brasil, o Grêmio tem a maior torcida com 22%, seguido pelo Internacional com 14%, uma distância considerável para apimentar ainda mais os clássicos GreNal. Por fim, no Centro-Oeste, o Flamengo é o líder com 27%, enquanto o Corinthians vem novamente em segundo, com 17%.

Tribuna

Tribuna

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também