Tópicos em alta: coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Como escolher o melhor computador

Para escolher o melhor computador é preciso combinar as suas necessidades com os componentes certos

Por Marketing e Negócios

20/07/2021 às 16h42 - Atualizada 20/07/2021 às 16h42

Para escolher o melhor computador é preciso combinar as suas necessidades com os componentes certos.

Seja para o trabalho ou uso pessoal, sempre surge uma dúvida de como escolher o melhor computador. A máquina deve ser adquirida não apenas pela sua aparência, mas principalmente por seus componentes.

A escolha errada pode comprometer suas atividades, pois, se as configurações não forem adequadas, algum software pode não funcionar.

É preciso ficar atento a alguns pontos. Veja como escolher o melhor computador.

Sistema Operacional

Essa é a primeira coisa a ser acessada quando se liga a máquina e que garantirá a interface para o usuário.

O Windows é o mais utilizado e conhecido hoje em dia. Ele está presente na maioria das máquinas e tem um conhecimento maior sobre ele. Inclusive, muitos outros softwares são compatíveis com ele.

Por exemplo, quem usa um VPN para ter mais segurança enquanto navega na internet ou quer acessar conteúdos bloqueados por conta da localização geográfica, encontrará alguns disponíveis.

Para testar, clique aqui e baixe VPN para Windows. Assim você ficará por dentro das vantagens em usar uma VPN e navegar com mais segurança na web.

Outra opção é o MacOS que só funciona nos computadores da Apple. Ele é bem específico para um público e como dito, não pode ser usado em qualquer máquina.

O Linux é uma opção mais barata, pois é um software livre e sem custo. Ele é semelhante ao Windows e o queridinho dos programadores por permitir modificações. Alguns dos computadores vendidos montados vêm com ele instalado.

Finalidade de uso

Uma das primeiras coisas a pensar é para que o computador será usado, sabendo disso a escolha se torna mais fácil. Se for para navegar na internet, as configurações serão mais básicas e uma máquina menos potente e necessária.
Já para jogos com gráficos avançados ou quem trabalha com audiovisual, pode ser necessário optar por configurações avançadas.

Notebook x desktop

O notebook é ideal para quem precisa se locomover com frequência, indo até os clientes ou viajando. Nesses casos é preciso optar por um equipamento leve e de preferência com tela de até 15 polegadas, assim fica mais fácil de transportar em mochilas.

Já para quem trabalha de casa, o desktop pode oferecer um pouco mais de conforto. Ele tem a vantagem de ter um monitor maior.

O conteúdo continua após o anúncio

Processador

O processador é o responsável pelo desempenho do PC, ele que ajudará a rodar os programas. A escolha dependerá do uso, podendo ser básico, intermediário e avançado.

O básico é para aqueles que usam o computador basicamente para acessar a internet. Já para quem trabalha com arquivos mais pesados, a sugestão é optar por um intermediário ou superior.

Dois fabricantes se destacam nesse ponto, Intel e AMD. A sugestão é optar por um Intel Core i3 e AMD Ryzen ou versões superiores.

Vale ficar atento aos gigahertz (GHz), quanto maiores eles forem, mais rápido será o processamento.

Memória RAM

A memória RAM diz respeito ao desempenho da máquina, quanto maior, menos travamento ocorrerá. Vale lembrar que alguns softwares para funcionarem exigem um mínimo de memória, então, antes de decidir considere esse ponto.

A memória mínima recomendada é de 4 RAM para computadores básicos, já se for trabalhar, opte por pelo menos 8 de RAM. Se quiser melhor desempenho, vale a pena investir um pouco mais em 16 RAM ou superior.

HD ou SSD

O HD ou SSD corresponde ao espaço que terá para armazenar informações. Os desktops costumam vir com o HD, entretanto os mais avançados já contam com o SSD.

É possível optar pelo componente na hora da compra, lembrando que o SSD conta com uma tecnologia mais nova, na qual as informações são acessadas instantaneamente. Ele faz com que tudo se torne mais rápido.

Entretanto, ele tem a desvantagem de ter um custo mais elevado e nem sempre possui tanta capacidade de armazenamento como o HD. Uma boa opção pode ser optar por um sistema híbrido.

Placa de vídeo

Os processadores atualmente já contam com uma placa de vídeo integrada que atende quem não precisa de uma imagem tão definida.

Já quem trabalha com audiovisual vai precisar de uma placa independente. Até mesmo quem usa o computador para jogar, pode precisar de uma placa de vídeo para os jogos mais elaborados.

É possível comprar computadores já montados, prestando atenção em cada um dos pontos citados. Outra alternativa para escolher o melhor computador, é comprar os componentes individualmente e montar a máquina.

Marketing e Negócios

Marketing e Negócios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia