Os e-sports, ou esportes eletrônicos, têm se consolidado como um fenômeno global que cativa milhões de espectadores, streamers, entusiastas, jogadores casuais e competitivos.
A dimensão do mercado de e-sports serve como um atestado da força e do quão estabelecidos os esportes eletrônicos estão mundialmente. De acordo com projeções da companhia de consultoria empresarial Mordor Intelligence, espera-se que o mercado de e-sports alcance a marca de 2,11 bilhões de dólares em 2024, equivalente a cerca de 10,61 bilhões de reais.
A aceitação dos e-sports enquanto categoria esportiva também é expressiva. Um exemplo disso é a incorporação de campeonatos de League of Legends (LoL), Counter Strike, Valorant entre outros jogos nos sites de casas de apostas esportivas.
A presença dos e-sports no cenário de apostas esportivas, jogo que envolve possível perda monetária e não deve ser praticada como forma de investimento ou por menores de idade, pode ser observada ao visitar os sites mais populares do ramo.
Para aqueles que se interessam por ambas práticas, há portais como o Gamdom, nos quais os usuários também podem acessar as cotações nos mercados de apostas atualizados, assim como ter acesso a dicas para apostar.
Ao acessá-lo, o apostador pode consultar avaliações de casas de apostas, analisar os aspectos positivos de cada uma e escolher em qual delas é mais vantajoso dar seus palpites nos desfechos das maiores competições de e-sports. Além disso, a plataforma também oferece a opção de jogos de cassino, com várias opções e, inclusive, diversidade de formas de pagamento, já que é possível pagar com Bitcoin Dice games, jogos de mesa e outros jogos e apostas com criptomoedas.
No caso do Dice games, vale salientar o quanto esse é um dos favoritos pelos jogadores. Afinal, ele combina jogabilidade simples, com diferentes opções de jogos de criptomoedas. Se comparado aos jogos de dados comuns, o Gamdom Dice ganhou uma repaginada mais moderna, onde o jogador precisa adivinhar se o dado vai rolar um número abaixo ou acima do que ele escolheu.
Jogos como esse oferecem uma emocionante experiência de cassino on-line, podendo ser jogado em qualquer lugar e hora, usando diversas opções de criptomoedas. Mas, para aqueles amantes de e-sports, vale saber mais sobre sua origem.
Você conhece a origem do e-sports? Conheça um pouco da sua história
O grandioso estado atual dos esportes eletrônicos contrasta com a pequena dimensão da competição que é considerada como a sua origem. Atualmente, muitas plataformas estão investindo em vastas opções de jogos para atrair cada vez mais jogadores.
É o caso da Gamdom, que conta com uma variedade de jogos Gamdom Originals, como Dice, Crash, Hilo e Roulette. Além disso, disponibiliza uma lista enorme para quem está interessado em jogos de cassino, batalhas de slots, apostas em e-Sport e outros. Nesse último, por exemplo, é possível ver os jogos ao vivo, quais foram os vencedores e os resultados.
Então, se você se interessa por e-Sports, conheça um pouco mais sobre sua história:
Olimpíada Intergalática de Spacewar: onde tudo começou
A história dos e-sports como competições de jogos eletrônicos remonta a um campeonato realizado em 19 de outubro de 1974, na Califórnia, Estados Unidos. O evento foi organizado por Stewart Brand, um escritor e editor que elaborava uma matéria sobre o tremendo potencial dos computadores de liberar a criatividade e a mudança na sociedade.
Há mais de 50 anos atrás, os primeiros competidores de jogos virtuais se reuniram no Laboratório de Inteligência Artificial da Universidade de Stanford para disputar quem receberia o título de “Campeão Intergalático de Spacewar”, jogo baseado no combate entre foguetes espaciais.
O laboratório foi escolhido por ser um dos poucos locais munidos da tecnologia sofisticada necessária para executar o jogo.
As informações mencionadas acima estão presentes no artigo “Stewart Brand Recalls First ‘Spacewar’ Video Game Tournament” (Stewart Brand relembra o Primeiro Torneio de Videogame “Spacewar”) de Chris Baker publicado no site da revista Rolling Stone. Baker aborda a importância do evento e traz declarações de Brand décadas após o torneio.
Ao recordar o acontecimento, Brand declarou: “Pode parecer extraordinário que agora você consegue lotar arenas com pessoas que querem assistir a videogames. Mas é um desfecho perfeitamente razoável do que você já podia observar em 1972”.
O organizador também lembra que ficou impressionado com o profundo nível de envolvimento que os jogadores atingiram.
“Eu os vi tendo algum tipo de experiência extracorpórea. Seus cérebros e dedos estavam totalmente engajados. Houve uma exuberância atlética em sua alegre destruição mútua. Eu nunca tinha visto nada assim.”, ele diz.
Uma fotografia e uma assinatura: o primeiro prêmio de competição
Além de poder ser chamado de “Campeão Intergaláctico de Spacewar”, o prêmio destinado ao vencedor do campeonato realizado em 1974 na Califórnia incluía ser fotografado e ganhar uma assinatura gratuita da revista Rolling Stone.
Embora essa premiação possa parecer modesta em comparação com os prêmios em dinheiro milionários dos campeonatos de e-sports modernos, ela simboliza o início de uma prática que perdura até hoje.
Esse evento reconheceu a habilidade e dedicação dos jogadores e, consequentemente, estabeleceu um precedente importante na prática de premiar com base em habilidades competitivas, semelhante ao que acontece em esportes tradicionais. A ideia de recompensar jogadores por sua excelência e desempenho é uma das bases fundamentais que impulsionaram o crescimento e a legitimidade dos e-sports ao longo dos anos.
É importante ressaltar que, na época, a ideia de competições de jogos eletrônicos era considerada inovadora e, muitas vezes, incompreendida. No entanto, o campeonato de Spacewar e sua modesta premiação sinalizaram o início de uma revolução na maneira como os jogos eletrônicos seriam percebidos e valorizados como uma forma legítima de competição e entretenimento.
Conforme a tecnologia avançou, os e-sports evoluíram significativamente até que prêmios em dinheiro, patrocínios de grandes conhecidas, contratos de jogadores profissionais e milhões de espectadores em todo o mundo se tornassem algo comumente associado aos esportes eletrônicos.
Spacewar: conheça o jogo da primeira competição de e-sports
Conforme Chris Baker em seu artigo sobre as recordações do organizador do primeiro evento competitivo documentado de jogos eletrônicos, o Spacewar era uma constante entre os poucos locais e pessoas que tinham acesso a computadores na época.
Ao visitar laboratórios de computação e instituições de pesquisa, Stewart Brand se lembra que: “Sempre havia alguns jovens engenheiros reunidos em torno do computador atirando neste jogo Spacewar”.
O Spacewar foi estreado em maio de 1962 no evento “MIT’s Open House and DEC’s User Society”, em Massachusetts Institute of Technology (MIT), Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em português.
Desenvolvido para dois jogadores, Spacewar é baseado na disputa entre dois foguetes espaciais movimentados através do joystick do controle. Cada jogador deve lançar projéteis entre si com uso de botões enquanto navega pelo espaço estrelado.
Um pequeno grupo de outros alunos do MIT programaram o jogo através e para ser jogado no PDP-1, dispositivo feito pela Digital Equipment corporation (DEC), segundo vídeo disponível em inglês no Computer History Museum (Museu da História do Computador).
Em 1961, Steve Russell criou uma versão de demonstração do programa já com a funcionalidade de movimentar e lançar torpedos com as espaçonaves. Dan Edwards foi responsável por reescrever o monitor do PDP-1 para criar a impressão que as naves estavam sendo afetadas pela gravidade.
Já as estrelas foram adicionadas por Pete Samson que utilizou um mapa contendo estrelas de magnitude 4.5, selecionou uma porção do céu ao redor do equador celestial e a transformou no cenário de fundo do jogo.
O primeiro campeonato de e-sports usou “mod”?
No contexto de jogos virtuais, “mod” é um termo utilizado para referenciar modificações aplicáveis a versão original de um jogo. Com base nisso, podemos dizer que o primeiro campeonato de e-sports teve mod.
Isso ocorre porque entre 1962, quando o jogo foi divulgado, e 1974, data do torneio, o jogo e os computadores haviam se popularizado e recebido diversas modificações pelos usuários de computadores.
Inicialmente para dois jogadores, quando Spacewar foi utilizado no campeonato, o programa já suportava até 5 jogadores e possuía uma série de outras modificações significativas.