5 estratégias para economizar na criação de sites profissionais

A hospedagem de site é um recurso fundamental quando o assunto é garantir uma boa presença digital na internet, seja a presença de uma loja física, um e-commerce ou até mesmo um portfólio online

Por Marketing e Negócios

A hospedagem de site é um recurso fundamental quando o assunto é garantir uma boa presença digital na internet, seja a presença de uma loja física, um e-commerce ou até mesmo um portfólio online.

Da mesma forma, obter um bom serviço de hospedagem de site com preço acessível é um passo importante para quem quer criar um site sem gastar muito.

O cupom Hostinger, nesse caso, é uma solução interessante, pois a Hostinger é uma das empresas de web hosting mais bem avaliadas do mercado e, com esse cupom, ela tem o objetivo de facilitar a aquisição de um plano de hospedagem.

Sendo assim, nesse artigo você vai saber como a hospedagem de sites é importante e como poderá economizar na criação do seu site profissional. 

Hospedagem de site: Saiba como ela pode ajudar o seu negócio

O serviço de hospedagem de site é um recurso online que possibilita o armazenamento e a publicação de um site na web. Sendo assim, investir nesse serviço significa alugar um espaço dentro de um servidor.

Esse servidor nada mais é do que um supercomputador onde ficarão armazenados todos os arquivos e os dados fundamentais que constituem o conteúdo e a estrutura do seu site.

As vantagens que o serviço de hospedagem de site disponibiliza são várias. Um dos mais relevantes é a proteção, visto que graças a um bom plano de hospedagem também é possível ter à disposição o certificado SSL.

Esse certificado é essencial para quem gerencia, por exemplo, uma loja online. Por meio dele todas as informações ficam protegidas por uma tecnologia chamada criptografia, que garante a segurança dos dados dos usuários, facilitando a realização das compras e trazendo credibilidade para o seu e-commerce.

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Dicas para economizar na criação do seu site profissional

Ter à disposição um site profissional, no atual contexto da era digital, já deixou de ser um diferencial no negócio e se tornou um recurso fundamental para a interação e o reforço do posicionamento da sua marca no mercado.

Ao contrário de alguns anos atrás, a presença digital hoje em dia é parte fundamental das estratégias de Marketing de uma empresa. Ter um site é garantir uma vitrine do seu negócio na internet.

Diante disso, uma pergunta, feita especialmente por quem está iniciando a gestão de um negócio, sempre vem à tona: É possível criar um site sem gastar muito?

A resposta é sim. Atualmente não é difícil ter um site, pois as várias plataformas no mercado, cada vez mais intuitivas, facilitam essa tarefa. Além do mais, é possível ter o seu site sem a necessidade de abrir demais a sua carteira. Quer saber como? Dê uma olhada nas dicas a seguir. 

1 – Avalie qual é o tipo de site mais adequado para o seu projeto

Poder contar com um site é importante, porém tão importante quanto ter um site é construir aquele que é o mais adequado para o seu negócio.

Para mostrar as informações básicas do seu negócio, tais como o endereço, serviços, missão e valores, construir um site institucional é uma solução viável. Quando o objetivo é engajar os consumidores por meio de conteúdo, criar um blog é um caminho interessante.

Por outro lado, há também os hotsites, que consistem em sites de uma única página ou um projeto mais compacto. Esse tipo de site é usado para promover eventos, serviços ou produtos por um determinado tempo.

Os hotsites são muito usados em campanhas promocionais e sazonais, mas também podem servir como um complemento para um site maior e ter um domínio separado ou um subdomínio. 

Ainda assim, há as landing pages, que são páginas de captura e com forte apelo comercial, pois o intuito é promover mais negócios. De uma forma geral, possui o intuito de coletar as informações e gerar leads.

Já construir um e-commerce é essencial para quem gerencia uma loja física e quer ter mais um canal à disposição. O e-commerce é uma excelente opção para quem deseja atuar com vendas na internet. 

No entanto, uma loja virtual exige recursos mais complexos como ferramentas de segurança digital e pagamentos. 

Cada tipo de site possui as suas próprias características e isso influencia no investimento para a criação dele. Um e-commerce, por exemplo, demanda mais recursos e, devido a isso, custa mais caro que um site institucional.

Portanto, saber qual é o tipo de site para o seu negócio já é o passo inicial para saber quanto você poderá gastar.

2 – Obtenha diversos orçamentos

Conhecendo o tipo de site adequado para o seu negócio, é necessário procurar por orçamentos e assim ter noção real do que você vai gastar. Entre os principais detalhes que devem ser levados em consideração, é válido mencionar:

  • Compra e registro de domínio
  • Serviço de hospedagem de site
  • Certificado SSL
  • Plataforma de criação

A verdade é que existe muita variação de valores para a criação de um site. Agências podem cobrar mais caro, porém oferecem mais garantias. Entretanto, freelancers podem ser mais atrativos financeiramente, mas podem não oferecer suporte e segurança jurídica adequada.

O ideal é obter diversos orçamentos e assim comparar os valores e as possibilidades que cada opção oferece. Dessa forma é possível economizar na criação de um projeto web sem abrir mão do profissionalismo. 

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3 – Tenha uma boa plataforma de construção de sites

Hoje em dia você irá se deparar com um vasto cardápio de plataformas voltadas para a criação de sites. 

Há muita oferta de plataformas gratuitas, porém, como o principal intuito é criar um site profissional, então o caminho é investir nas versões premium dessas plataformas. Algumas das mais conhecidas atualmente são:

  • WordPress
  • Wix
  • Webnode
  • Joomla!
  • Magento (Uma boa opção para quem gerencia um e-commerce)

Essa opção é para quem deseja “pôr a mão na massa” e desenvolver um site por conta própria. 

4 – Escolha uma boa hospedagem de sites

O serviço de hospedagem de sites é crucial para assegurar uma boa presença digital. A hospedagem pode trazer para o seu site recursos importantes como:

  • Backups
  • Proteção
  • Uptime (consiste no tempo em que o site permanece online)
  • Velocidade no carregamento das páginas

Além disso, é importante saber qual é o tipo de hospedagem mais apropriado para o seu site. Quanto mais avançado for o site, maior será a necessidade de ter um serviço de web hosting robusto e com vários recursos.

Para economizar nesse detalhe, fique atento para algumas vantagens que determinadas empresas, como a Hostinger, a GoDaddy e a HostGator, disponibilizam.

5 – Utilize recursos e plugins corretos

Plugins são recursos adicionais que determinadas plataformas disponibilizam. Nesse caso, há plugins apropriados para quem gerencia uma loja virtual, outros plugins auxiliam a encontrar palavras-chaves e outros são destinados a aumentar a proteção do site.

Lembre-se que muitos plugins são gratuitos, mas para garantir mais qualidade e profissionalismo para o seu site, invista nas versões premium.

Para economizar, utilize apenas plugins que realmente vão acrescentar benefícios para o site. O WooCommerce, por exemplo, é um bom investimento para quem tem uma loja online.

Conclusão 

Ter um bom site gastando pouco é possível, porém é preciso se atentar a várias estratégias e dicas que podem reduzir muitos os custos com o desenvolvimento. 

Optar pelo serviço de hospedagem com um preço viável e adequado para o seu projeto online é um bom começo para economizar, bem como outros recursos, como o uso de cupons de desconto e ofertas sazonais.

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