5 dicas para enviar mensagens e fazer backup do WhatsApp Business que vocĂȘ precisa conhecer

Por Marketing e NegĂłcios

computador empreendedor whatsapp business unsplash

Com a expansão da internet e da comunicação online, empresas precisaram se adaptar. Algumas inclusive jå surgiram em um contexto de conectividade, o que aponta para a importùncia de compreender ferramentas de comunicação com clientes.

Uma delas é o WhatsApp Business, uma versão mais avançada do aplicativo que todos conhecem. Ele disponibiliza ferramentas específicas que ajudam pequenos empreendedores, como a possibilidade de respostas automåticas, um perfil comercial e etiquetas.

O que a maioria das pessoas nĂŁo sabe Ă© que o WhatsApp Business Ă© capaz de oferecer ainda mais do que aparenta! Pensando nisso, nesse texto eu vou falar um pouco sobre o aplicativo e maneiras como vocĂȘ pode utilizĂĄ-lo em benefĂ­cio do seu negĂłcio.

5 dicas para WhatsApp Business

Saber como usar bem o WhatsApp Business passa principalmente por trĂȘs fatores: compreender funçÔes menos conhecidas do app, conhecer estratĂ©gias interessantes para as quais ele contribui e descobrir programas que trabalham em conjunto para melhorĂĄ-lo!

1 – Entenda sobre a lista de transmissão

VocĂȘ sabia que Ă© possĂ­vel fazer disparo de WhatsApp em massa usando muitos programas como o Enjay, mas ainda pode realizar isso pelo prĂłprio aplicativo?

Pois Ă©! Embora a ferramenta disponibilizada pelo WhatsApp Business seja limitada em alguns aspectos, vocĂȘ nĂŁo precisa baixar aplicativos externos para enviar mĂșltiplas mensagens.

Para fazer o uso dessa possibilidade do WhatsApp Business, basta que crie uma “lista de transmissĂŁo”, opção disponĂ­vel no momento em que abre o aplicativo. VocĂȘ adicionarĂĄ contatos em uma lista e a partir dela poderĂĄ enviar mensagens em massa.

Apesar da simplicidade do processo, é extremamente importante fazer um uso adequado da ferramenta, a fim de não importunar clientes. O benefício principal estå na possibilidade de uma comunicação massiva sem as dificuldades do envio individual de mensagens.

2 – Saiba como usar as mensagens automáticas

Nem sempre existe um funcionĂĄrio disponĂ­vel para fazer o contato inicial com o cliente, o que torna o uso moderado de um sistema automatizado bastante Ăștil. Por sorte, o WhatsApp Business permite que isso sejafeito com mensagens automĂĄticas.

AtravĂ©s desse recurso, vocĂȘ consegue programar um contato inicial com clientes, adiantando questĂ”es. O mais comum Ă© que mensagens automĂĄticas carreguem uma saudação, dados importantes (como horĂĄrio de funcionamento) e o que vocĂȘ pode fazer pelo cliente.

Mensagens automĂĄticas posteriores podem ser programadas de acordo com instruçÔes especĂ­ficas, mas o ideal Ă© que um humano assuma a conversa apĂłs o contato inicial, fornecendo respostas personalizadas para eventuais dĂșvidas.

3 – Faça backup dos seus dados

Configurar o WhatsApp Business de acordo com as necessidades de uma empresa Ă© uma tarefa trabalhosa, o que significa que a Ășltima coisa que vocĂȘ quer Ă© que informaçÔes sejam perdidas. Para evitar transtornos, o ideal Ă© que sejam feitos backups constantes.

Para essa tarefa, o uso de programas externos Ă© indicado. O mais interessante deles Ă© o Mobile Trans, o qual permite, entre outras coisas, transferir o WhatsApp Business do Android para o iPhone e vice-versa! Com isso, uma troca de aparelhos nĂŁo se torna um problema.

O Mobile Trans carrega funçÔes adicionais relacionadas ao salvamento de diferentes tipos de dados (como fotos, vĂ­deos, mĂșsicas e mensagens) entre os mais diversos aparelhos. Mantendo os seus dados seguros, vocĂȘ terĂĄ uma preocupação a menos.

4 – Configure respostas rápidas

Assim como as respostas automĂĄticas, a adição de “respostas rĂĄpidas” busca agilizar o processo de contato com clientes, simplificando soluçÔes para dĂșvidas que costumam surgir com maior frequĂȘncia. Nesse caso, porĂ©m, o envolvimento humano Ă© maior.

A ideia aqui nĂŁo Ă© que o contato seja feito por um robĂŽ, mas que vocĂȘ nĂŁo precise repetir a mesma mensagem diversas vezes.

Configurando uma resposta rĂĄpida, vocĂȘ pode apertar apenas um botĂŁo para sanar a dĂșvida comum que um cliente tiver.

Um exemplo Ă© a pergunta: “quando vocĂȘs atendem?”, para a qual vocĂȘ pode deixar salva uma resposta rĂĄpida com os horĂĄrios e dias de atendimento do seu negĂłcio, poupando tempo valioso e descartando a necessidade de digitar manualmente essa resposta.

5 – Mantenha as informaçÔes atualizadas

A possibilidade de criar um perfil comercial no WhatsApp Business Ă© excelente, mas ela sĂł funciona plenamente se utilizada da maneira correta.

Nesse contexto, um dos fatores mais importantes é manter as informaçÔes do seu negócio sempre atualizadas e claras.

Nesse item se encaixam diferentes ferramentas do aplicativo, entre elas o catĂĄlogo/cardĂĄpio, endereço e horĂĄrios de atendimento. AtravĂ©s deles, vocĂȘ disponibiliza automaticamente informaçÔes importantes ao cliente, sem a necessidade de que ele pergunte.

Essa dica tambĂ©m contribui para a centralização do contato com o pĂșblico atravĂ©s do WhatsApp Business. O ideal Ă© que o nĂșmero comercial seja divulgado amplamente, a fim de que as pessoas saibam exatamente como e onde encontrĂĄ-lo.

Existe alguma dica para WhatsApp Business que vocĂȘ conheça e eu nĂŁo apresentei aqui?

Como vocĂȘ pode perceber, o WhatsApp Business pode ser um aliado valioso para empreendedores. AtravĂ©s do uso de suas funçÔes e de alguns programas complementares, a comunicação entre cliente e empresa se torna prĂĄtica, pessoal e segura.

Marketing e NegĂłcios

Marketing e NegĂłcios

A Tribuna de Minas nĂŁo se responsabiliza por este conteĂșdo e pelas informaçÔes sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentĂĄrios nĂŁo representam a opiniĂŁo do jornal; a responsabilidade pelo seu conteĂșdo Ă© exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injĂșrias e agressĂ”es a terceiros. Mensagens de conteĂșdo homofĂłbico, racista, xenofĂłbico e que propaguem discursos de Ăłdio e/ou informaçÔes falsas tambĂ©m nĂŁo serĂŁo toleradas. A infração reiterada da polĂ­tica de comunicação da Tribuna levarĂĄ Ă  exclusĂŁo permanente do responsĂĄvel pelos comentĂĄrios.



Leia também