Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

Quem gosta de chá da tarde pode estar consumindo larvas e pedaços de insetos

Por Jeferson da Rosa
09/01/2026
Em Mais Tendências, Colunas
0
Quem gosta de chá da tarde pode estar consumindo larvas e pedaços de insetos - Imagem: Pixabay

Quem gosta de chá da tarde pode estar consumindo larvas e pedaços de insetos - Imagem: Pixabay

Quem costuma apreciar um chá da tarde como um momento de pausa e bem-estar deve ficar atento ao que está colocando na xícara.

Nesta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acendeu um alerta ao determinar o recolhimento e a suspensão da venda de uma marca bastante conhecida de chá após a confirmação de contaminação por larvas e fragmentos de insetos.

A decisão reforça a importância de redobrar os cuidados com produtos industrializados, mesmo aqueles tradicionalmente associados à ideia de leveza e saúde.

Quem gosta de chá da tarde pode estar consumindo larvas e pedaços de insetos

A medida da Anvisa envolve o Chá de Camomila da marca Lavi Tea, fabricado pela empresa Água da Serra Industrial de Bebidas S.A. O órgão determinou a retirada imediata do lote identificado pelo número 6802956 de todos os pontos de venda do país.

Além disso, foi proibida a distribuição, a divulgação e o consumo do produto, como forma de evitar qualquer risco à saúde da população.

A ação teve início após a própria fabricante comunicar à Anvisa a realização de um recolhimento voluntário. Esse procedimento costuma ocorrer quando a empresa identifica falhas que podem comprometer a qualidade do alimento antes mesmo de uma fiscalização externa.

No caso específico, análises laboratoriais apontaram problemas graves na composição do chá.

Os laudos técnicos revelaram a presença de elementos estranhos à formulação esperada do produto. Entre eles estavam estruturas vegetais como talos, ramos e sementes que não fazem parte do padrão do chá de camomila.

Ainda mais preocupante foi o resultado do exame que investiga matérias estranhas: em apenas 25 gramas do produto analisado, foram encontradas 14 larvas inteiras e 224 fragmentos de insetos.

Esse volume está muito acima do limite permitido pela legislação sanitária brasileira, que estabelece um máximo de 90 fragmentos de insetos para a mesma quantidade de alimento.

Segundo a Anvisa, os números indicam falhas significativas nas boas práticas de fabricação, especialmente nos controles de higiene e processamento do lote analisado.

Chá contaminado oferece riscos aos consumidores; veja orientações

Embora a ingestão acidental desse tipo de contaminante nem sempre provoque efeitos imediatos graves, o consumo de alimentos fora dos padrões sanitários pode representar riscos, sobretudo para crianças, idosos e pessoas com imunidade comprometida.

Por isso, a agência recomenda que consumidores que tenham adquirido o produto verifiquem o número do lote na embalagem e, caso corresponda ao lote interditado, não façam o consumo.

A orientação é seguir as instruções da fabricante para devolução ou substituição do produto.

A Anvisa reforça que medidas como essa são adotadas para proteger a saúde pública e lembra que denúncias e notificações feitas pelas próprias empresas também fazem parte do sistema de vigilância sanitária.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Jeferson da Rosa

Jeferson da Rosa

Jornalista apaixonado pela profissão.

Próximo post
Foto: i yunmai/Unsplash

Peso de quem usou caneta emagrecedora volta 4x mais rápido

Confira!

Cachorro - Reprodução/iStock

A psicologia explica por que quem conversa com o pet como se fosse gente tem características acima da média

05/06/2026
Imposto de Renda Receita Federal

Mesmo com problemas na pré-preenchida, declaração pode virar automática em 3 anos

05/06/2026
Esponja - Reprodução/Unsplash/fcafotodigital

Estudo comprova que a esponja de louça libera microplásticos na água a cada vez que é usada

05/06/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas