Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

Projeto que permite CNH para adolescentes de 16 anos avança no Brasil

Por Leticia Florenço
02/06/2026
Em Colunas, Mais Tendências
0
CNH

Carteira Nacional de Habilitação - Foto: (Imagem/Reprodução)

Uma proposta de atualização do Código de Trânsito Brasileiro pode permitir que adolescentes a partir dos 16 anos tenham autorização para dirigir no país.

O tema está em uma minuta elaborada por uma Comissão Especial da Câmara dos Deputados e ainda precisa passar por diversas etapas de tramitação antes de qualquer mudança na legislação.

O texto, entregue à presidência da Câmara, reúne uma série de alterações nas regras de trânsito e já provoca forte debate entre parlamentares, especialistas em segurança viária e famílias.

Permissão para dirigir aos 16 anos é ponto mais polêmico

O principal destaque da proposta é a criação de uma Permissão para Dirigir para jovens de 16 e 17 anos. Hoje, a legislação brasileira só permite iniciar o processo de habilitação a partir dos 18 anos.

Segundo o texto em discussão, os adolescentes poderiam conduzir veículos, mas sob regras mais rígidas e caráter provisório até atingirem a maioridade.

Regras restritivas para adolescentes ao volante

A proposta não libera a direção irrestrita. Pelo contrário, estabelece uma série de limitações para reduzir riscos no trânsito. Entre as regras previstas:

  • Direção apenas em perímetro urbano
  • Permissão válida somente até os 18 anos
  • Condução entre 5h e 23h59
  • Obrigatoriedade de acompanhamento por adulto habilitado

No caso de motocicletas, o texto prevê limite de até 150 cilindradas para menores autorizados.

Penalidades podem cancelar permissão

A minuta também prevê punições mais rígidas para evitar abusos. Caso o adolescente cometa infrações graves, gravíssimas ou reincidência em infrações médias, poderá perder a permissão.

Nesse caso, o jovem precisaria aguardar até completar 18 anos para iniciar novamente o processo de habilitação. O acompanhante adulto também poderá ser responsabilizado em determinadas situações, especialmente em casos envolvendo álcool ou outras irregularidades.

Proposta também mexe no custo da CNH

Além da possibilidade de direção para adolescentes, o projeto propõe mudanças no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. Um dos pontos é a criação de um teto nacional para taxas da CNH, o que pode reduzir diferenças de valores entre os estados.

Também estão previstas medidas como:

  • Apoio financeiro para autoescolas
  • Maior transparência em cobranças eletrônicas
  • Reformulação de regras de formação de condutores

Novas regras para mobilidade urbana

A minuta também atualiza normas para acompanhar novas formas de transporte, como bicicletas elétricas e patinetes. Entre as mudanças estão:

  • Regulamentação de veículos elétricos leves
  • Possível obrigatoriedade de capacete em alguns casos
  • Regras para ciclomotores e equipamentos autopropelidos
  • Normas para veículos semiautônomos

Projeto ainda não está em vigor

Apesar da repercussão, a proposta ainda não foi aprovada. O texto é uma minuta inicial e pode sofrer alterações antes de avançar no Congresso Nacional. Após isso, ainda precisará passar por comissões, debates e votações na Câmara e no Senado.

A expectativa é de que o tema seja discutido nos próximos meses no Legislativo. Caso avance, poderá representar uma das maiores mudanças recentes no Código de Trânsito Brasileiro.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Leticia Florenço

Leticia Florenço

Filha da Terra da Luz, jornalista pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

Próximo post
armas

Novas categorias profissionais poderão andar armadas no Brasil se projetos em tramitação forem aprovados

Confira!

Governo confirma fraude em azeite extravirgem vendido no Brasil e manda retirar produto das prateleiras

Governo confirma fraude em azeite extravirgem vendido no Brasil e manda retirar produto das prateleiras

03/06/2026
PEC do fim da escala 6x1 pode levar mais de um mês para chegar ao plenário do Senado

PEC do fim da escala 6×1 pode levar mais de um mês para chegar ao plenário do Senado

03/06/2026
Influencer vê animais agitados e filma o que diz ser um OVNI em floresta do Paraná

Influencer vê animais agitados e filma o que diz ser um OVNI em floresta do Paraná

03/06/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas