Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

Primeira McDonald’s a falir foi em Pernambuco? Rede ficou 14 anos no vermelho

Por Raianne Romão
30/06/2025
Em Geral
0
McDonald's

Foto: Divulgação

O McDonald’s é uma das redes de fast-food mais reconhecidas no mundo, símbolo da alimentação rápida e prática. No entanto, sua expansão global não ocorreu de forma uniforme. Em alguns países, a marca enfrentou desafios econômicos, culturais e políticos que resultaram em fracassos e até no fechamento de unidades.

Um caso curioso aconteceu em Olinda, onde o McDonald’s inaugurou sua loja no final dos anos 90 ao lado do Hotel 4 Rodas, com o primeiro drive-thru da cidade.

De acordo com uma pesquisa feita pela página Recife Ordinário, no começo, o sucesso foi grande, mas a alta dos preços e a preferência da população por estabelecimentos locais, como a tradicional lanchonete Bacana, fizeram a rede perder espaço.

Essas dificuldades são reflexo das particularidades de cada região. Na Rússia, por exemplo, a rede se retirou em 2022 devido ao conflito com a Ucrânia. Mas há outros países onde o McDonald’s nunca conseguiu se firmar ou sequer entrou, por questões econômicas, políticas e culturais.

Confira a lista de países onde o McDonald’s fechou ou nunca se estabeleceu

  • Bolívia: operou no vermelho por 14 anos e fechou todas as suas oito unidades, tornando-se o primeiro país latino-americano sem a rede.
  • Islândia: fechou em 2008, por dificuldades logísticas e falta de interesse dos consumidores locais.
  • Barbados: encerrou operações após apenas um ano, incapaz de competir com a culinária local baseada em frutos do mar.
  • Irã: desde a Revolução Islâmica de 1979, o McDonald’s não retornou; há uma versão local chamada “Mash Donald’s”.
  • Jamaica: fechou após dez anos, devido à preferência local por lanches maiores, oferecidos pelo Burger King.

Países onde a rede nunca se instalou

  • Camboja: considerado economicamente inviável.
  • Bermudas: proibição legal para novas redes de fast-food, exceto KFC.
  • Gana: rede não vê sustentabilidade econômica para um restaurante.
  • Iêmen: hostilidade a empresas estrangeiras e falta de interesse econômico.
  • Coreia do Norte: proibição absoluta de estabelecimentos norte-americanos.

Esses exemplos mostram que, mesmo para uma gigante global, o sucesso não é garantido em todos os mercados. A história da rede em Olinda é um reflexo local desse fenômeno, onde a preferência e o contexto cultural são determinantes para a sobrevivência no mercado.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Raianne Romão

Raianne Romão

Raianne Romão é comunicóloga com habilitação em Jornalismo e graduanda de Letras/Inglês. Atualmente é redatora no Tribuna de Minas. Já atuou como redatora nos segmentos de coluna social, entretenimento e benefícios socias. Já atuou também nas áreas de Marketing Digital e Assessoria de Imprensa. Além disso, atuou como produtora de conteúdo audiovisual, redatora e social media no Jornal do Commercio.

Próximo post
MALDIVAS RESORT

Resort de luxo abandonado há 10 anos nas Maldivas tem até carros velhos

Confira!

Cachorro - Reprodução/iStock

A psicologia explica por que quem conversa com o pet como se fosse gente tem características acima da média

05/06/2026
Imposto de Renda Receita Federal

Mesmo com problemas na pré-preenchida, declaração pode virar automática em 3 anos

05/06/2026
Esponja - Reprodução/Unsplash/fcafotodigital

Estudo comprova que a esponja de louça libera microplásticos na água a cada vez que é usada

05/06/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas