Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

Nobel diz que sistema brasileiro supera os EUA em pagamentos digitais

Por Jeferson da Rosa
28/07/2025
Em Mais Tendências, Colunas
0
Nobel diz que sistema brasileiro supera os EUA em pagamentos digitais - Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Nobel diz que sistema brasileiro supera os EUA em pagamentos digitais - Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O economista Paul Krugman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 2008, afirmou em um artigo recente que o sistema de pagamentos brasileiro, o Pix, representa um avanço significativo em relação às soluções adotadas pelos Estados Unidos.

Para ele, o Brasil criou uma ferramenta moderna, eficiente e inclusiva, enquanto os norte-americanos seguem presos a uma combinação de interesses financeiros e ao que ele chamou de ilusões tecnológicas, como o apego às criptomoedas.

Segundo Krugman, o Pix prova que um sistema público digital pode funcionar com agilidade e baixos custos, ao contrário do modelo americano, que prioriza a proteção de bancos e grandes instituições financeiras, em detrimento dos cidadãos e das empresas.

Nobel diz que sistema brasileiro supera os EUA em pagamentos digitais

O artigo, intitulado “O Brasil inventou o futuro do dinheiro? E será que chegará para os EUA?”, foi publicado no Substack, plataforma onde Krugman escreve regularmente.

Nele, o economista critica duramente as decisões recentes do Congresso dos EUA, que aprovou medidas para barrar até mesmo estudos do Federal Reserve sobre a criação de uma moeda digital.

Para Krugman, essa resistência é um reflexo da influência desproporcional do setor financeiro na política americana e da desconfiança generalizada de parte da elite política em relação a soluções públicas.

Reconhecido mundialmente por suas análises de política econômica e por sua atuação como colunista do The New York Times, Krugman chama atenção para o sucesso da iniciativa brasileira.

Ele aponta que o Pix, operado pelo Banco Central do Brasil, já é utilizado por mais de 90% da população adulta do país e vem substituindo com rapidez o dinheiro em espécie, os cartões de débito e até mesmo os de crédito.

Nobel de economia elogiou também a velocidade do sistema PIX

O economista destaca ainda que as transferências via Pix são concluídas em segundos, enquanto pagamentos com cartão nos EUA podem levar dias para serem processados.

Além da velocidade, outro fator de destaque, segundo Krugman, é o custo das transações.

No Brasil, comerciantes pagam cerca de 0,33% do valor recebido em taxas ao usar o Pix, enquanto nos EUA essas tarifas podem ultrapassar 2% no caso dos cartões de crédito. Para pessoas físicas, o sistema brasileiro é gratuito.

Para Krugman, o sucesso do Pix mostra que é possível construir um sistema digital acessível e eficaz sob gestão pública.

E embora outros países possam seguir esse exemplo, ele avalia que os Estados Unidos continuarão presos a interesses privados e resistências ideológicas que freiam a modernização do sistema financeiro.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Jeferson da Rosa

Jeferson da Rosa

Jornalista apaixonado pela profissão.

Próximo post
Alexandre de Moraes - Reprodução

Moraes sofre com denúncia por violações de direitos humanos

Confira!

Adesivo pode fazer dentes nascerem novamente e promete aposentar dentaduras

Adesivo pode fazer dentes nascerem novamente e promete aposentar dentaduras

29/05/2026
Alerta de chuva - Foto: (Imagem/Reprodução)

Tempestades vão afetar três estados brasileiros devido a atuação de perturbações atmosféricas

29/05/2026
CNH - Reprodução/Unsplash

Nova prova da CNH chegou: o que mudou na baliza e como funciona o novo critério de reprovação

29/05/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas