Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

Fim do mundo está se aproximando? Essa previsão da ciência revela data

Por Jeferson da Rosa
25/10/2025
Em Mais Tendências, Colunas
0
Fim do mundo está se aproximando? Essa previsão da ciência revela data - Imagem: Pixabay

Fim do mundo está se aproximando? Essa previsão da ciência revela data - Imagem: Pixabay

A humanidade pode estar marchando rumo a um cenário de fim do mundo: o planeta Terra se tornar inabitável até o ano de 2100. O alerta vem de Carlos Nobre, um dos cientistas ambientais mais renomados do mundo.

Segundo ele, caso as emissões de gases do efeito estufa não sejam drasticamente reduzidas nas próximas décadas, as temperaturas globais podem alcançar níveis letais para o corpo humano, especialmente em regiões próximas ao equador, onde o calor extremo seria permanente ao longo do ano.

Fim do mundo está se aproximando? Essa previsão da ciência revela data

Carlos Nobre é pesquisador sênior no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) e copreside o Painel Científico para a Amazônia.

Ele foi pioneiro ao levantar, ainda nos anos 1990, a possibilidade de a Floresta Amazônica colapsar e se transformar em uma savana.

Recentemente, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, Nobre voltou a expor suas preocupações com o avanço das mudanças climáticas.

“É totalmente possível, se não reduzirmos rapidamente as emissões, chegarmos a 3°C ou 4°C em 2100. O planeta vai ficar inabitável para nós humanos em 2100”, afirmou.

O cientista explica que a atual elevação de temperatura global é resultado direto da ação humana, não de processos naturais como os que marcaram outras eras geológicas.

O uso intensivo de combustíveis fósseis, o desmatamento acelerado e práticas agroindustriais insustentáveis estão entre os principais vetores desse aquecimento.

Mesmo com os compromissos climáticos assumidos por diversos países, as projeções atuais indicam uma queda tímida, de apenas 3%, nas emissões até 2030, número considerado insuficiente.

Amazônia pode perder capacidade de regular clima do mundo

A Amazônia, segundo Nobre, já dá sinais de aproximação de um ponto de não retorno. O bioma, que antes absorvia bilhões de toneladas de gás carbônico por ano, hoje remove uma fração disso.

A estação seca está mais longa, as queimadas mais frequentes e intensas, e o solo cada vez menos capaz de sustentar a floresta. Se esse ritmo continuar, a Amazônia pode perder sua capacidade de regular o clima.

A solução, segundo ele, passa pela valorização da bioeconomia e pela restauração de ecossistemas. Incentivar o uso sustentável da biodiversidade, investir em tecnologias verdes e frear o desmatamento são passos urgentes.

Caso contrário, adverte Nobre, o colapso climático deixará de ser uma possibilidade distante e se tornará uma realidade irreversível, causando o fim do mundo que conhecemos.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Jeferson da Rosa

Jeferson da Rosa

Jornalista apaixonado pela profissão.

Próximo post
Estudo descobriu qual o grupo sanguíneo com chances de infartos - Imagem: Pixabay

Estudo descobriu qual o grupo sanguíneo com chances de infartos

Confira!

Consumiu muito chocolate na Páscoa? Saiba o que muda na sua pele

Consumiu muito chocolate na Páscoa? Saiba o que muda na sua pele

04/04/2026
Pizza Hut oferece salário de R$ 20 mil para cargo inusitado

Pizza Hut oferece salário de R$ 20 mil para cargo inusitado

04/04/2026
Tempero que vai diminuir os gases se colocar na água do feijão - Imagem: Antonio Cruz/Agência Brasil

Tempero que vai diminuir os gases se colocar na água do feijão

04/04/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas