Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

Descubra quando vai acontecer o eclipse solar mais longo da história

Por Leticia Florenço
30/06/2025
Em Colunas, Mais Tendências
0
Eclipse Solar - Reprodução/iStock

Eclipse Solar - Reprodução/iStock

Mesmo faltando mais de um século e meio, o céu já nos anuncia um espetáculo sem igual: em 16 de julho de 2186, a totalidade solar mais longa dos últimos 10 mil anos tomará conta do horizonte, mergulhando a Terra em um breve crepúsculo diurno.

Ao ingressar na fase total, o disco lunar cobrirá o Sol por incríveis 7 minutos e 29 segundos, superando em quase um minuto o marco de 2009. Um tempo que, para quem testemunhar, parecerá uma suspensão do próprio tempo.

Duplo encontro

A dança celeste que fará o fenômeno durar tanto começa com a Terra em afélio, seu ponto mais distante do Sol, enquanto a Lua se posiciona no perigeu, seu ponto mais próximo. Juntos, esses momentos criam o alinhamento perfeito para um eclipse prolongado.

A faixa de totalidade percorrerá principalmente o Atlântico, mas tocará também o Norte do Brasil, pontos da Guiana Francesa e trechos do Caribe. Na África Ocidental, locais como Gana e Togo terão o privilégio de vivenciar esse breve “anoitecer” no meio do dia.

Planejamento além das gerações

Instituições científicas já traçam planos para registrar cada segundo do eclipse de 2186. Entre telescópios de próxima geração e sondas atmosféricas, a promessa é de imagens e dados jamais vistos, projetando descobertas que poderão reescrever parte da astronomia.

Quando a Lua for suspensa contra o Sol, vestindo o firmamento de penumbra, seremos lembrados de nossa pequenez diante da vastidão cósmica. E, por alguns instantes, um senso de maravilha e unidade reinará sobre todos nós, aqueles que vivem hoje e as gerações que ainda estão por vir.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Leticia Florenço

Leticia Florenço

Filha da Terra da Luz, jornalista pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

Próximo post
Aposentados prejudicados terão ressarcimento de R$ 2,1 bilhões - Imagem: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Aposentados prejudicados terão ressarcimento de R$ 2,1 bilhões

Confira!

Cachorro - Reprodução/iStock

A psicologia explica por que quem conversa com o pet como se fosse gente tem características acima da média

05/06/2026
Imposto de Renda Receita Federal

Mesmo com problemas na pré-preenchida, declaração pode virar automática em 3 anos

05/06/2026
Esponja - Reprodução/Unsplash/fcafotodigital

Estudo comprova que a esponja de louça libera microplásticos na água a cada vez que é usada

05/06/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas