Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

Brasil tem 10 alimentos em alerta por apresentar muitos resíduos de agrotóxicos

Por Yasmin Henrique
18/01/2026
Em Mais Tendências, Colunas
0
Pesquisa aponta quais produtos vêm com mais agrotóxicos no país

(Foto: reprodução/prostooleh/Freepik)

Pesquisas recentes indicam que muitos alimentos consumidos no Brasil podem apresentar níveis de resíduos de agrotóxicos superiores aos limites estabelecidos pelas autoridades sanitárias. O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), cujo relatório referente ao ano de 2024 foi divulgado em dezembro de 2025, avaliou 3.084 amostras de 14 produtos distintos, coletadas em 88 municípios de diversas regiões do país.

Os alimentos que se destacaram com maior presença de pesticidas incluem pepino, laranja, couve, abobrinha, aveia, banana, cebola, maçã, mamão e milho. Vale ressaltar que a presença de resíduos não se restringe aos produtos frescos: alimentos ultraprocessados também podem conter traços de agrotóxicos, pois utilizam como matéria-prima ingredientes como trigo, soja e outros vegetais suscetíveis à contaminação.

Alimentos com agrotóxicos

Embora 79,4% das amostras tenham se mantido dentro dos limites legais, apenas 25,6% não apresentavam qualquer resíduo de agrotóxico. Em contrapartida, 20,6% das amostras foram consideradas insatisfatórias, apresentando pesticidas proibidos ou níveis superiores aos permitidos. Entre os compostos identificados, o carbendazim — substância proibida no Brasil — se destacou, sendo detectado em produtos como a laranja, uma das frutas mais consumidas no país.

O parâmetro de ingestão diária aceitável é calculado com base em um indivíduo adulto com 60 quilos, não refletindo a vulnerabilidade de grupos sensíveis da população, como crianças, gestantes, idosos e lactantes. A exposição a agrotóxicos pode resultar em efeitos diversos, variando desde intoxicação aguda em concentrações elevadas até impactos crônicos. Entre estes últimos, destacam-se desregulação hormonal, imunotoxicidade, alterações metabólicas, comprometimento da função reprodutiva e aumento do risco de desenvolvimento de câncer.

Medidas de combate

Órgãos como fígado e rins, responsáveis pelo processamento e eliminação de toxinas, são particularmente vulneráveis aos agrotóxicos. Medidas de redução de risco, como lavagem cuidadosa, uso de soluções de vinagre ou bicarbonato e remoção da casca de frutas e hortaliças, ajudam a diminuir a exposição, mas não garantem a eliminação completa dos resíduos.

O contexto evidencia a necessidade de ampliar o controle sobre pesticidas e adotar práticas agrícolas mais sustentáveis. Sistemas agroflorestais, rotação de culturas, hortas comunitárias, bancos de sementes e manejo biológico de pragas podem reduzir a presença de agrotóxicos, promovendo maior segurança alimentar, preservação ambiental e proteção à saúde da população.

Agro

Agrotóxicos podem ter contaminado a água da chuva

Estudo da Unicamp detecta agrotóxicos na chuva, atrazina é encontrada em todas as amostras, mesmo sendo proibida no Brasil; saiba detalhes
saiba mais
X

Agrotóxicos podem ter contaminado a água da chuva

saiba mais
Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Yasmin Henrique

Yasmin Henrique

Jornalismo na federal de Alagoas. Paulista de nascença, moro há mais de uma década no estado nordestino. Desde pequena fascinada pelo mundo da leitura e da escrita.

Próximo post
MP usa lei estadual para barrar exposição de crianças a riscos em eventos públicos

Abandono afetivo pode causar indenização com novas leis

Confira!

Cachorro - Reprodução/iStock

A psicologia explica por que quem conversa com o pet como se fosse gente tem características acima da média

05/06/2026
Imposto de Renda Receita Federal

Mesmo com problemas na pré-preenchida, declaração pode virar automática em 3 anos

05/06/2026
Esponja - Reprodução/Unsplash/fcafotodigital

Estudo comprova que a esponja de louça libera microplásticos na água a cada vez que é usada

05/06/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas