Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

MP usa lei estadual para barrar exposição de crianças a riscos em eventos públicos

Por Yasmin Henrique
04/06/2026
Em Mais Tendências, Colunas
0
MP usa lei estadual para barrar exposição de crianças a riscos em eventos públicos

(Foto: reprodução/Freepik)

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) abriu procedimento administrativo em Garanhuns para impedir a exposição de crianças e adolescentes a conteúdos de erotização e adultização em eventos culturais, como o Festival de Inverno e o Viva Garanhuns.

A ação tem como fundamento a Lei Estadual nº 18.897/2025, que define normas de proteção à infância em todo o estado. A medida foi motivada por denúncias do Conselho Tutelar sobre ocorrências registradas durante o Festival de Inverno de 2025, que podem caracterizar violação de direitos de menores.

Exposição de crianças em eventos

Proibições da lei

  • A norma estadual veda a produção, exibição, promoção ou patrocínio de conteúdos com erotização infantil ou adultização de crianças e adolescentes.
  • A regra vale também para eventos públicos.

Penalidades

  • A legislação proíbe atividades que incentivem ou estimulem condutas sexuais envolvendo menores.
  • Em caso de descumprimento, prevê multas de R$ 1 mil a R$ 10 mil.
  • Também pode haver cassação de alvará de funcionamento.

Papel do Ministério Público

  • A lei é usada como instrumento de fiscalização e prevenção.
  • O Ministério Público pode recomendar medidas a prefeituras e organizadores de eventos para reforçar o controle sobre o conteúdo exibido.

Proteções nacionais

No âmbito nacional, a proteção de crianças e adolescentes contra esse tipo de exposição tem como principal referência o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que estabelece proteção integral e obriga a comunicação de situações de risco ao Conselho Tutelar.

Em 2025, o país avançou com a aprovação do Estatuto Digital da Criança e do Adolescente, voltado ao ambiente online.

No mesmo período, houve o endurecimento de penas para crimes contra a dignidade sexual de pessoas vulneráveis, enquanto o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) publicou diretrizes para atuação em grandes eventos, com foco na proteção de públicos mais expostos.

No Congresso, também avançaram propostas sobre a chamada adultização de crianças em ambientes digitais, além da instalação de uma CPI para apurar crimes contra menores.

O caso de Pernambuco se insere nesse conjunto de medidas que ampliam a prevenção e o controle de riscos em diferentes ambientes.

ECA

Existe lei para casos de "adultização" de crianças no Brasil?

Combate à adultização e exploração de menores em conteúdos digitais é reforçado para garantir direitos previstos no ECA
saiba mais
X

Existe lei para casos de "adultização" de crianças no Brasil?

saiba mais
Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Yasmin Henrique

Yasmin Henrique

Jornalismo na federal de Alagoas. Paulista de nascença, moro há mais de uma década no estado nordestino. Desde pequena fascinada pelo mundo da leitura e da escrita.

Próximo post
Foto: (Imagem/Reprodução)

Senado analisa projeto que muda o cálculo do BPC para evitar que famílias percam o benefício

Confira!

Signos - Reprodução/iStock

Previsão de Márcia Sensitiva para todos os signos na virada de mês

04/06/2026
Foto: (Imagem/Reprodução)

Senado analisa projeto que muda o cálculo do BPC para evitar que famílias percam o benefício

04/06/2026
MP usa lei estadual para barrar exposição de crianças a riscos em eventos públicos

MP usa lei estadual para barrar exposição de crianças a riscos em eventos públicos

04/06/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas