Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

Quem gosta de chá da tarde pode estar consumindo larvas e pedaços de insetos

Por Jeferson da Rosa
09/01/2026
Em Mais Tendências, Colunas
0
Quem gosta de chá da tarde pode estar consumindo larvas e pedaços de insetos - Imagem: Pixabay

Quem gosta de chá da tarde pode estar consumindo larvas e pedaços de insetos - Imagem: Pixabay

Quem costuma apreciar um chá da tarde como um momento de pausa e bem-estar deve ficar atento ao que está colocando na xícara.

Nesta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acendeu um alerta ao determinar o recolhimento e a suspensão da venda de uma marca bastante conhecida de chá após a confirmação de contaminação por larvas e fragmentos de insetos.

A decisão reforça a importância de redobrar os cuidados com produtos industrializados, mesmo aqueles tradicionalmente associados à ideia de leveza e saúde.

Quem gosta de chá da tarde pode estar consumindo larvas e pedaços de insetos

A medida da Anvisa envolve o Chá de Camomila da marca Lavi Tea, fabricado pela empresa Água da Serra Industrial de Bebidas S.A. O órgão determinou a retirada imediata do lote identificado pelo número 6802956 de todos os pontos de venda do país.

Além disso, foi proibida a distribuição, a divulgação e o consumo do produto, como forma de evitar qualquer risco à saúde da população.

A ação teve início após a própria fabricante comunicar à Anvisa a realização de um recolhimento voluntário. Esse procedimento costuma ocorrer quando a empresa identifica falhas que podem comprometer a qualidade do alimento antes mesmo de uma fiscalização externa.

No caso específico, análises laboratoriais apontaram problemas graves na composição do chá.

Os laudos técnicos revelaram a presença de elementos estranhos à formulação esperada do produto. Entre eles estavam estruturas vegetais como talos, ramos e sementes que não fazem parte do padrão do chá de camomila.

Ainda mais preocupante foi o resultado do exame que investiga matérias estranhas: em apenas 25 gramas do produto analisado, foram encontradas 14 larvas inteiras e 224 fragmentos de insetos.

Esse volume está muito acima do limite permitido pela legislação sanitária brasileira, que estabelece um máximo de 90 fragmentos de insetos para a mesma quantidade de alimento.

Segundo a Anvisa, os números indicam falhas significativas nas boas práticas de fabricação, especialmente nos controles de higiene e processamento do lote analisado.

Chá contaminado oferece riscos aos consumidores; veja orientações

Embora a ingestão acidental desse tipo de contaminante nem sempre provoque efeitos imediatos graves, o consumo de alimentos fora dos padrões sanitários pode representar riscos, sobretudo para crianças, idosos e pessoas com imunidade comprometida.

Por isso, a agência recomenda que consumidores que tenham adquirido o produto verifiquem o número do lote na embalagem e, caso corresponda ao lote interditado, não façam o consumo.

A orientação é seguir as instruções da fabricante para devolução ou substituição do produto.

A Anvisa reforça que medidas como essa são adotadas para proteger a saúde pública e lembra que denúncias e notificações feitas pelas próprias empresas também fazem parte do sistema de vigilância sanitária.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Jeferson da Rosa

Jeferson da Rosa

Jornalista apaixonado pela profissão.

Próximo post
Foto: i yunmai/Unsplash

Peso de quem usou caneta emagrecedora volta 4x mais rápido

Confira!

Pesquisa desafia crença popular sobre eficácia do jejum no emagrecimento

Pesquisa desafia crença popular sobre eficácia do jejum no emagrecimento

31/05/2026
Estudo revela quem sofre mais com calotes entre bancos tradicionais e fintechs

Estudo revela quem sofre mais com calotes entre bancos tradicionais e fintechs

31/05/2026
multa por retrovisor?

Esses motoristas não vão precisar de nova habilitação para dirigir carros elétricos e híbridos mais pesados

31/05/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas