Mais Tendências - Tribuna de Minas
  • Cidade
  • Contato
  • Região
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Empregos
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mais Tendências - Tribuna de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados

CPFs serão bloqueados com novo sistema do Banco Central

Por Jeferson da Rosa
28/11/2025
Em Mais Tendências, Colunas
0
CPFs serão bloqueados com novo sistema do Banco Central - Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

CPFs serão bloqueados com novo sistema do Banco Central - Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A partir da próxima semana, brasileiros terão à disposição um novo recurso de segurança criado pelo Banco Central que permitirá bloquear o próprio CPF para impedir a abertura de contas bancárias.

O sistema, que será operado diretamente pelo cidadão, promete criar uma barreira adicional contra golpes que usam documentos de terceiros para fraudes financeiras.

A iniciativa chega em um momento de aumento das queixas envolvendo uso indevido de dados pessoais e tenta ampliar o arsenal de proteção oferecido pelos órgãos públicos.

CPFs serão bloqueados com novo sistema do Banco Central

Batizado de BC Protege+, o serviço será disponibilizado oficialmente em 1º de dezembro e funcionará de maneira gratuita e totalmente digital.

Ele se baseia em um simples comando: o usuário acessa sua conta no portal Meu BC, autenticada por meio do login gov.br em nível prata ou ouro, e ativa o bloqueio.

Uma vez acionado, o CPF passa a constar em uma base consultada obrigatoriamente por bancos, cooperativas de crédito, instituições de pagamento e fintechs autorizadas a operar pelo Banco Central.

Se houver tentativa de abertura de conta em nome da pessoa com o bloqueio ativo, a solicitação será automaticamente barrada. Do mesmo modo, será vetada a inclusão desse cidadão como titular ou representante em contas já existentes.

O objetivo declarado do Banco Central é simples: reduzir o uso de identidades roubadas na criação de contas falsas que servem de estrutura para lavagem de dinheiro e golpes, muitos deles realizados via Pix.

A ferramenta busca atender tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas, já que o bloqueio também pode ser aplicado a CNPJs. O controle fica sempre com o usuário, que pode desativar a restrição a qualquer momento quando precisar contratar um serviço legítimo.

O BC destaca que a proposta é preventiva e foi pensada para atuar antes que a fraude aconteça.

Como vai funcionar o bloqueio de CPF do Banco Central?

Na prática, o funcionamento depende de integração direta entre o sistema do Banco Central e as plataformas das instituições financeiras.

As regras que obrigam essa checagem estão previstas em normas recentes do órgão regulador, que também indicam punições para quem ignorar o procedimento.

A iniciativa dialoga com outras ações do governo para reduzir o avanço de golpes digitais, como ajustes no processo de contestação do Pix e medidas da Receita Federal destinadas a impedir o uso indevido de CPFs na abertura de empresas.

A expectativa é que o BC Protege+ fortaleça a segurança do sistema financeiro e ofereça ao cidadão um instrumento simples para evitar que seu documento seja usado em esquemas criminosos.

Para especialistas do setor, a possibilidade de “fechar a porta” quando desejar representa um avanço importante no combate a fraudes que dependem do uso massivo de contas laranja.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Jeferson da Rosa

Jeferson da Rosa

Jornalista apaixonado pela profissão.

Próximo post
Médico famoso nas redes sociais teria fraudado canetas emagrecedoras - Imagem: Divulgação/Fiocruz

Médico famoso nas redes sociais teria fraudado canetas emagrecedoras

Confira!

Cachorro - Reprodução/iStock

A psicologia explica por que quem conversa com o pet como se fosse gente tem características acima da média

05/06/2026
Imposto de Renda Receita Federal

Mesmo com problemas na pré-preenchida, declaração pode virar automática em 3 anos

05/06/2026
Esponja - Reprodução/Unsplash/fcafotodigital

Estudo comprova que a esponja de louça libera microplásticos na água a cada vez que é usada

05/06/2026

Copyright Tribuna de Minas. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Tribuna de Minas

Contato

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Tribuna de Minas