Raio-x da violĂȘncia

Por Leandro Mazzini

Um balanço nacional da Segurança PĂșblica em 2022, feito pela Coluna: o Brasil registrou em ocorrĂȘncias por tipo de crime cerca de 52 mil estupros, 197.526 furtos de veĂ­culos, 33.602 homicĂ­dios dolosos (quando hĂĄ intenção de matar), 529 lesĂ”es corporais seguidas de morte, 216 roubos a instituiçÔes financeiras, 10.941 roubos de cargas, 123.141 roubos de veĂ­culos, 1.051 roubos seguidos de morte (latrocĂ­nio) e 27.850 tentativas de homicĂ­dios. Em relação a 2021, houve aumento nas ocorrĂȘncias de estupro, furto de veĂ­culo e lesĂŁo corporal seguida de morte. E houve queda nos demais. Os dados sĂŁo do MinistĂ©rio da Justiça, e correspondem ao perĂ­odo de janeiro a novembro. Os nĂșmeros do Ășltimo mĂȘs do ano e de 2023 ainda nĂŁo estĂŁo disponĂ­veis.

Na linha

Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, entregou Ă  Casa Civil um escopo do que jĂĄ realizou nestes trĂȘs meses. Entre obras de linhĂ”es e novas subestaçÔes prometidas, avisou que criou um comitĂȘ de gerenciamento de crise energĂ©tica para apoio ao Operador Nacional do Sistema, e que recuperou 23 torres de linhĂ”es atingidas por vĂąndalos. É um pouco do que Lula da Silva vai mostrar no balanço dos 100 dias.

“Capital social”

A filantropia premiåvel _ modalidade do segmento de capitalização que destina parte de sua arrecadação para instituiçÔes filantrópicas _ estå entre os maiores financiadores de projetos sociais do Brasil. Em 2022, um total de R$ 1,48 bilhão foi destinado a instituiçÔes, crescimento de 12% sobre o ano anterior, de acordo com a Federação Nacional de Capitalização (Fenacap).

Risco no turismo

A ComissĂŁo de RelaçÔes Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), presidida pelo deputado Paulo Alexandre (PSDB-SP), chamou para si a responsabilidade de mobilizar entidades do trade turĂ­stico sobre a nova regra que vai obrigar o visto para cidadĂŁos de AustrĂĄlia, CanadĂĄ, JapĂŁo e Estados Unidos entrarem no Brasil a partir de 1Âș de outubro. HĂĄ uma preocupação de vĂĄrios setores de que o turismo no paĂ­s vai ser prejudicado. HaverĂĄ debates com representantes do MTur, Itamaraty, CNC e ABIH.

E agora?

Antes de embarcar para a China na segunda-feira, o presidente Lula da Silva deixou um dever de casa para os ministros que vĂŁo ficar: quer um dossiĂȘ completo na Casa Civil na 1ÂȘ semana de abril, para ler e preparar seu discurso sobre os 100 dias de Governo. Ele quer lotar o PalĂĄcio atĂ© dia 10 e focar no Novo PAC. O problema Ă© que muitas obras que estĂŁo em fase de conclusĂŁo ou avançando foram investimentos de… Jair Bolsonaro.

Grita dos juros

A redução do teto de juros dos consignados dos aposentados e pensionistas do INSS, de 2,14% para 1,70% /mĂȘs, decidida pelo Conselho da PrevidĂȘncia, Ă© encarada internamente pelo Governo como um pontapĂ© para redução geral dos juros da economia, a despeito da gritaria dos bancĂ”es que interromperam os crĂ©ditos. Mesmo que o BC nĂŁo tenha ainda reduzido a Selic, palacianos acreditam que serĂĄ questĂŁo de tempo.

24 03 23

Leandro Mazzini

Leandro Mazzini

A Tribuna de Minas nĂŁo se responsabiliza por este conteĂșdo e pelas informaçÔes sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentĂĄrios nĂŁo representam a opiniĂŁo do jornal; a responsabilidade pelo seu conteĂșdo Ă© exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injĂșrias e agressĂ”es a terceiros. Mensagens de conteĂșdo homofĂłbico, racista, xenofĂłbico e que propaguem discursos de Ăłdio e/ou informaçÔes falsas tambĂ©m nĂŁo serĂŁo toleradas. A infração reiterada da polĂ­tica de comunicação da Tribuna levarĂĄ Ă  exclusĂŁo permanente do responsĂĄvel pelos comentĂĄrios.



Leia também