Reforma paliativa

Por Leandro Mazzini, com equipe DF, RJ e SP

O lobby de diferentes setores na Reforma Tributária foi tão grande para isenções de setores, mas tanto, tão beneficente para os atendidos, que não deu outro cenário em meio ao pacote de cortes considerado fraco pelos grandes empresários e investidores internacionais: dólar bateu outro recorde na segunda (16) e, diante das isenções na regulamentação, em poucos anos o futuro Governo – seja deste partido ou de outro – terá de fazer uma nova reforma. Como o caso da Previdência, sempre paliativa. Um dos maiores problemas na economia do Brasil é que todos querem direitos demais e deveres de menos – e, quanto ao empresariado, impostos de menos e ganhos demais.

Crise existencial

A internação de Lula da Silva acendeu um alerta dentro do PT de que o partido não tem ninguém à altura dele para uma eventual substituição no mando da legenda da noite para o dia. Lula é único – e não fez questão de deixar ascender alguém além dele. Fernando Haddad cambaleia, Gleisi Hoffmann é considerada fraca, assim como Edinho Silva e Camilo Santana. José Dirceu pode ascender novamente na vitrine nacional. A conferir.

charge 18 12 24

Das rodas & Poder

Rui Costa, chefe da Casa Civil do Palácio, balançou o quadril com a esposa e amigos juízes, desembargadores e empresários na festa de 60 anos de Paulo Carletto, o rei dos ônibus na Bahia. Foi no sábado no Teatro L’Occitane de Trancoso. Carletto é muito ligado ao PT, irmão do ex-deputado federal Ronaldo Carletto. Foi Paulo quem ciceroneou Lula e Janja na sua casa na praia na Ponta do Camarão, em Caraíva (BA).

Transparência

O Senac Tocantins oficializou a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em Palmas. A ferramenta digital é um avanço na desburocratização dos serviços e um case nacional de transparência administrativa. A 1ª a implementar foi o Senac-DF, em julho de 2023, e chamou a atenção para outras entidades pela eficiência do sistema. A plataforma nasceu na TI do TRF-4, que a cedeu para o sistema S.

UTIs aéreas

O Governo de Minas estreou mais dois helicópteros da Helibrás, para a Secretaria de Saúde do Estado, um investimento de R$ 160 milhões. Super equipados como UTI aérea e de salvamento, são os primeiros de cinco pás (hélices superiores) para o setor público no Brasil. Serão operados pelo Batalhão de Operações Aéreas, a serviço do Suporte Aéreo Avançado de Vida, para resgates e também transporte de órgãos.

Leandro Mazzini

Leandro Mazzini

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também