Bolsonaro e ministros

Por Leandro Mazzini

A prisão do aliado e amigo Roberto Jefferson, presidente do PTB, inflamou o discurso entre portas do presidente Jair Bolsonaro – e reforçou a grita que ele vai levar para a programada manifestação do 7 de Setembro na Avenida Paulista, evento já tido entre bolsonaristas como um pré-lançamento extra-oficial da candidatura à reeleição. Como a Coluna antecipou, Bolsonaro vai investir no discurso anti-STF na campanha do ano que vem. A diferença para as manifestações anteriores é que o presidente passou a cobrar posição dos ministros na mídia e redes sociais contra o Supremo Tribunal Federal e togados. Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) e João Roma (Cidadania) já se posicionaram.

Lotação aérea?

Bolsonaro está pedindo a ministros presença em massa na manifestação do 7 de Setembro. Ele pega o avião presidencial para a Paulista logo após o desfile cívico-militar na Esplanada. O desafio é ocupar metade do avião.

Funasa

O coronel Giovanne Gomes, presidente da Funasa, pediu demissão por motivos familiares. E só. Um nome do Centrão já está como 1º da fila, pelo alto orçamento.

Duda

O falecido Duda Mendonça era marqueteiro nato, até no jeitinho para resolver pendências. Um dia nos anos 80, perguntado sobre os direitos autorais sobre a música de Elba Ramalho na campanha de Paulo Maluf, ele soltou: “Tudo se resolve”.

Memória

Chegou à prefeitura de Muriaé (MG) a ideia de instalar uma estátua de bronze em tamanho natural do saudoso ex-vice presidente da República José Alencar (1931-2011) na pequenina Itamuri, distrito da cidade onde nasceu. Suas cinzas estão numa jarra na igreja católica do distrito. A família ainda será consultada.

O Grande Zé

Para duas gestões com tantos problemas na Era Lula da Silva, Alencar soube descolar sua imagem à do presidente com elegância – apesar de fiel aliado – e passou incólume a escândalos no Governo. Uma curiosidade: a quem o chamava de José de Alencar, ele retrucava discreto: “Esse aí foi um grande escritor, eu sou só o Zé Alencar mesmo”.

Botafoguense sofre

Questionado pelo juiz de instrução sobre ter sofrido quaisquer abusos ao ser preso, Jefferson disse que não tinha reclamação. “Só tive que aturar três flamenguistas na viagem, sendo eu botafoguense.”

No gabinete

Guto Silva, chefe da Casa Civil do Governo de Ratinho Jr., no Paraná, será o nome do governador candidato ao Senado. Pode ter o apoio da psicóloga Marisa Lobo, conhecida pelo ‘trabalho de cura gay” (isso mesmo), presidente do PTB local – que já prometeu apoio a Osvaldo Eustáquio.

Efeito no bolso

A pandemia não atingiu o bolso dos paulistas do mesmo jeito. Pesquisa da Bateiah Estratégia e Reputação aponta que quem mora na capital sentiu mais os efeitos perversos do Covid-19: para 84,5% dos paulistanos, a situação financeira piorou.

Primo rico

Esse percentual cai para 69,3% junto aos moradores de cidades do interior paulista. Para mais de 30% dos moradores do interior paulista, a situação financeira ficou melhor com a pandemia. A pesquisa foi realizada entre 8 e 27 julho com 1.455 entrevistados no país.

Zona$ Rurai$

É constatação nas imobiliárias. Sítios, chácaras e fazendas inflacionaram – em alguns casos mais de 100% – durante esta pandemia do Covid-19, com a alta demanda por imóveis em condomínios rurais. Em especial na região Centro-Oeste.

ESPLANADEIRA

# Pravaler e Amigo Edu anunciam parceria para disponibilizar bolsas de estudos em diversas universidades. # Afya Educacional cria Afya Labs – programa de treinamento focado em desenvolver novos programadores. # Mostra de Turismo Ceará – Rio começa dia 6 de setembro, no Barra Shopping (RJ). # Psicóloga Vanessa Jaccoud reúne-se hoje com Carlos Tufvesson, na Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual, no Rio. # Feira das Feiras Criativas – SP acontece no Memorial da América Latina, nos dias 21 e 22.

Esplanadeira é a seção da Coluna para divulgação de informações de mercado, artes, ação social, esportes e afins, sem qualquer vinculação publicitária ou financeira com este espaço. Sugestões para [email protected] <mailto:[email protected]>

Leandro Mazzini

Leandro Mazzini

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também