Planalto & Braskem

Por Leandro Mazzini

A especulação sobre quem vai comprar o controle da petroquímica Braskem aumentou ontem, depois de a Petrobras assumir que avalia todas as possibilidades de operação, inclusive comprar as ações da sócia Novonor (ex-Odebrecht) e se tornar a acionista majoritária.A Unipar, concorrente da Braskem, apresentou uma proposta pela fatia da Novonor, que controla a petroquímica. A Petrobras é acionista minoritária da Braskem e tem o direito de preferência sobre as ações da família Odebrecht, ou seja, poderia igualar a oferta da Unipar e assumir o controle da petroquímica. Essa alternativa, no entanto, não tem nenhum eco no Planalto. A ideia de a Petrobras se endividar e gastar caixa em pelo menos R$ 10 bilhões para voltar a um setor que a estatal decidiu abandonar no passado é considerada impopular e pouco estratégica.

Biodiesel

O presidente da Frente Parlamentar do Biodiesel, deputado Alceu Moreira (MDB-RS), vai propor que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) defina um cronograma de mistura do biodiesel ao diesel de petróleo pelos próximos 10 anos. Hoje este percentual está em 12%. Mas nos últimos três anos variou para baixo várias vezes.

Yanomamis

O relatório final da Comissão dos Yanomamis elenca uma série de medidas para combater o garimpo ilegal na reserva, como vigilância da fronteira, controle permanente do espaço aéreo e, especialmente, rígida fiscalização dos meios de transporte utilizados pela rede de criminosos: aeronaves irregulares e embarcações de pequenoporte. O parecer de 213 páginas, já aprovado, é assinado pelo senador Dr. Hiran (PP-RR).

Crise

A provável substituição da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, por um congressista do União Brasil amplia a crise política que envolve o Governo e o Congresso. A manobra do Planalto para aumentar a base de apoio pode complicar o problema. Cinco deputados da legenda querem entrar na Justiça Eleitoral para deixar a sigla, insatisfeitos com a possível substituição de Daniela pelo deputado Celso Sabino (União-PA).

Cidades saudáveis

Um convênio firmado entre a Universidade Federal do Paraná e a Technological University of Berlin vai levar dois representantes de 12 municípios brasileiros para um curso em agosto e setembro com o objetivo de ensinar a prefeitos e secretários como promover a saúde no planejamento urbano. O UrbanCare é um workshop oferecido pela universidade alemã destinado a melhorar o trânsito nos municípios.

Santa Casa capital

Brasília pode ganhar uma entidade que existe no País desde o século XVI, a Santa Casa de Misericórdia. A proposta foi da CMB, Confederação que reúne santas casas e hospitais filantrópicos. O governo local se comprometeu a conseguir um terreno para o empreendimento. Mais da metade dos atendimentos hospitalares do SUS, no País, são feitos em hospitais filantrópicos.

15 06 23

Leandro Mazzini

Leandro Mazzini

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também